Frederico Varandas eleito o 43.º presidente do Sporting

Frederico Varandas foi eleito o 43.º presidente do Sporting, nas eleições deste sábado, sucedendo a Bruno de Carvalho, que foi destituído do cargo a 23 de Junho.
Lusa
pub
Negócios com Lusa 09 de setembro de 2018 às 03:39

O médico, de 38 anos, foi eleito para um mandato de quatro anos, com 42,32% dos votos.
Varandas foi director clínico do Sporting, entre 2011 e 2018, e desempenhou as mesmas funções no Vitória de Setúbal, entre 2007 e 2011, sendo ainda proprietário de uma clínica de recuperação física.

Com a eleição de Varandas, que foi o primeiro a assumir a candidatura à sucessão de Bruno de Carvalho, o advogado Rogério Alves assume a presidência da Mesa da Assembleia Geral do clube, enquanto o juiz conselheiro Joaquim Baltazar Pinto a liderança do Conselho Fiscal e Disciplinar.


Durante a campanha, o médico anunciou a integração dos antigos futebolistas Hugo Viana e Beto na estrutura directiva do clube.

pub

 

Varandas promete conquista do campeonato
No final da sua intervenção aos sócios, Frederico Varandas retirou do bolso a medalha de segundo lugar da Taça de Portugal em futebol, conseguida após a derrota na final com o Desportivo das Aves, garantindo que a vai colocar no museu com a taça de campeão nacional.
"É esta medalha que, mais cedo ou mais tarde, vai com a taça de campeão nacional para o museu. Eu prometo, é uma missão e vou cumprir", disse, na sua primeira intervenção após a vitória nas eleições.
O novo presidente do Sporting prometeu unir o clube, colocando os interesses do clube à frente dos interesses individuais, garantindo que vai ser um presidente "independente". 
Frederico Varandas abriu a sua intervenção com uma saudação aos restantes candidatos às eleições do clube e deixou uma palavra especial para João Benedito, o segundo classificado: "Grande atleta, faz parte da história do clube e espero que nunca se afaste", disse, deixando agradecimentos à sua equipa e a todos os que votaram na sua lista".
Este foi o acto eleitoral do clube com maior afluência de sempre, com 22.510 sócios votantes, 19.159 de forma presencial e 3.351 por correspondência, de um total de 51.009 com direito a voto.

Além de Varandas, concorriam à presidência dos 'leões' João Benedito (lista A), José Maria Ricciardi (B), Rui Jorge Rego (E), José Dias Ferreira (F) e Fernando Tavares Pereira (G).

A pedido de João Benedito, houve uma recontagem de votos – que confirmou a vitória de Frederico Varandas.
O novo presidente do Sporting tomará posse na segunda-feira, 10 de Setembro, às 19:00.
(Notícia actualizada às 10h com declarações de Frederico Varandas)

pub