Messi conquista a quinta Bola de Ouro da carreira
Lionel Messi foi o melhor futebolista do mundo para a FIFA em 2015. Como antecipado pelos media, o futebolista argentino venceu a Bola de Ouro da FIFA de 2015 com 41,33% das preferências, superando na votação final o português Cristiano Ronaldo, que ficou em segundo com 27,76% dos votos, e o brasileiro Neymar (7,86%). "É um momento muito especial, regressar a este palco vencendo outra Bola de Ouro, depois de ter estado na audiência a ver o Cristiano vencer", admitiu o avançado argentino depois de receber o prémio.
PUB
Depois de já se ter tornado no primeiro futebolista de sempre a vencer quatro edições consecutivas da Bola de Ouro (2009-2012), Lionel Messi torna-se também no primeiro jogador de futebol a alcançar uma mão cheia de vitórias no principal prémio individual do futebol mundial. O número 10 do FC Barcelona e da selecção da Argentina beneficiou da preferência da maior parte dos treinadores de selecções, capitães destas equipas, bem como dos jornalistas chamados a votar.
PUB
Ao contrário do ano transacto, em que Cristiano Ronaldo assumiu o papel de grande favorito, tendo vencido em 2014 a segunda Bola de Ouro consecutiva, também Messi era o vencedor anunciado de 2015 depois de o Barcelona ter vencido a Liga dos Campeões, a Liga espanhola e ainda a Taça de Espanha. Já na segunda metade do ano, o "Barça" conquistou a Supertaça Europeia e o Campeonato de Mundial de Clubes da FIFA.
PUB
O argentino terminou a Liga dos Campeões 2014-2015 com 10 golos em 13 jogos realizados, o mesmo número de golos alcançados por Cristiano Ronaldo, e o campeonato espanhol com 43 golos em 38 jogos. Ainda assim, Messi não foi o "pichichi" da liga espanhola tendo ficado atrás do CR/ que marcou 48 golos na competição. Na época em curso, é Neymar quem lidera a lista dos melhores marcadores em Espanha com 15 golos. Ronaldo segue atrás com 14 golos. Confirma-se uma vez mais a importância do sucesso do clube, ou selecção, para a conquista da Bola de Ouro. Até à edição de 2015, 59% dos vencdores da Bola de Ouro haviam conquistado o campeonato doméstico ao serviço do respectivo clube. Por outro lado, apenas nove vencedores deste troféu da FIFA não conquistaram qualquer título ao serviço do seu clube. Esta é a décima vez que um futebolista do Barcelona é distinguido como melhor do mundo para a FIFA. Real Madrid, Juventus e AC Milan seguem atrás dos "culés" com oito.
Confirma-se uma vez mais a importância do sucesso do clube, ou selecção, para a conquista da Bola de Ouro. Até à edição de 2015, 59% dos vencdores da Bola de Ouro haviam conquistado o campeonato doméstico ao serviço do respectivo clube. Por outro lado, apenas nove vencedores deste troféu da FIFA não conquistaram qualquer título ao serviço do seu clube. Esta é a décima vez que um futebolista do Barcelona é distinguido como melhor do mundo para a FIFA. Real Madrid, Juventus e AC Milan seguem atrás dos "culés" com oito.
Numa conferência de imprensa realizada horas antes da gala que viria a consagrar Messi, Cristiano Ronaldo reconhecia que o argentino partia em vantagem. "Estou aqui por mérito próprio, pela temporada que fiz. Tive um bom ano a nível individual. O Lionel tem mais probabilidades de ganhar, mas estou aqui por uma razão. Os capitães e seleccionadores votaram em mim. Estou muito feliz. Não seria uma surpresa se eu ou o Neymar ganhássemos, mas o Lionel parte um pouco à frente", reconheceu o até agora detentor do troféu de melhor do mundo.
PUB
A votação permitiu ainda reafirmar o domínio que Messi e Ronaldo têm vindo a vincar no futebol mundial. Desde 2011 estes dois futebolistas ocuparam sempre as duas posições cimeiras do pódio da Bola de Ouro. Domínio também verificável pelo facto de Messi e Ronaldo terem ocupado as duas primeiras posições nas votações da FIFA em seis dos últimos sete anos.
Ronaldo com melhores números
PUB
Apesar de apresentar os melhores números em termos individuais, a verdade é que Cristiano Ronaldo viveu um ano difícil em Madrid, com o Real a não conquistar nenhum título colectivo. No entanto, entre os três finalistas Ronaldo foi aquele que conseguiu um melhor registo. O madeirense marcou 57 golos num total de 57 jogos disputados, o que lhe garante uma média de precisamente um golo por jogo. O CR7 fez ainda 17 assistências para golo.
PUB
Ainda em termos individuais, na época 2014-2015 Ronaldo também recebeu a Bota de Ouro por ter sido o melhor marcador dos campeonatos europeus, tornando-se no primeiro futebolista a conquistar quatro vezes este prémio. Além disso, também se tornou no melhor marcado de sempre do Real, superando Raúl González.
PUB
Já Messi registou 52 golos em 61 jogos, somando ainda a este registo 26 assistências. Já o seu companheiro de clube, Neymar, marcou 45 golos em 62 jogos e 17 assistências. Estes três jogadores também figuraram no melhor 11 do ano para a FIFA, ocupando os três lugares da frente numa equipa disposta em 4-3-3. Numa equipa com quatro futebolista do Real Madrid e outros tantos do FC Barcelona, couberam ainda Neuer na baliza, Marcelo, Sérgio Ramos, Dani Alves e Thiago Silva na defesa, e Pogba, Iniesta e Modric no meio-campo. Carli Lloyd considerada a melhor futebolista do ano A melhor futebolista de 2015 para a FIFA foi a norte-americana Carli Lloyd. É a terceira vez que uma futebolista dos Estados Unidos é considerada a melhor do mundo. Em relação aos melhores treinadores de 2015, Jill Ellis, seleccionadora dos Estados Unidos, foi considerada a melhor do ano passado, enquanto Luis Enrique, técnico principal do Barcelona, venceu o galardão de melhor treinador. E Wendell Lira arrebatou o prémio Puskas, que premeia o melhor golo do ano. Por fim, a FIFA atribuiu o Prémio Fair Play a todas as organizações futebolísticas que apoiam e tenham apoiado refugiados.
PUB
Estes três jogadores também figuraram no melhor 11 do ano para a FIFA, ocupando os três lugares da frente numa equipa disposta em 4-3-3. Numa equipa com quatro futebolista do Real Madrid e outros tantos do FC Barcelona, couberam ainda Neuer na baliza, Marcelo, Sérgio Ramos, Dani Alves e Thiago Silva na defesa, e Pogba, Iniesta e Modric no meio-campo.
Carli Lloyd considerada a melhor futebolista do ano
A melhor futebolista de 2015 para a FIFA foi a norte-americana Carli Lloyd. É a terceira vez que uma futebolista dos Estados Unidos é considerada a melhor do mundo.
PUB
Em relação aos melhores treinadores de 2015, Jill Ellis, seleccionadora dos Estados Unidos, foi considerada a melhor do ano passado, enquanto Luis Enrique, técnico principal do Barcelona, venceu o galardão de melhor treinador. E Wendell Lira arrebatou o prémio Puskas, que premeia o melhor golo do ano.
Saber mais sobre...
Saber mais Lionel Messi FIFA Neymar Cristiano Ronaldo Bola de Ouro Liga dos CampeõesMais lidas
O Negócios recomenda