Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado de transferências no futebol fecha hoje. Estas são as ações vencedoras

Veja quais os clubes europeus que mais estão a beneficiar em bolsa com as notícias relacionadas com as transferências de jogadores.

EPA
Bloomberg 31 de Janeiro de 2019 às 12:53
  • Partilhar artigo
  • ...

É um dos dias do ano mais animados no futebol europeu e que deixa muitos adeptos de nervos em franja, devido à possibilidade dos seus clubes perderem as maiores estrelas, ou comprarem reforços de peso. É que termina hoje o período de transferências de inverno no futebol europeu, pelo que os clubes têm até ao final desta quinta-feira para fecharem as últimas transações.

 

Ao contrário do habitual, os gastos dos clubes ingleses este ano não estão em alta, refere Dan Jones, da unidade de desporto da Deloitte LLP, dando como possível explicação o facto de os maiores clubes da Premier League estarem nas posições cimeiras da tabela.  

 

Fora de Inglaterra, contudo, foram vários os grandes clubes europeus que realizaram transferências de vulto. A Bloomberg analisa em baixo as transferências mais sonantes e a variação das cotações dos clubes envolvidos. Quando não há oficiais, os valores utilizados têm por base as estimativas do transfermarkt.com.

Borussia Dortmund

Borussia Dortmund

Aquisições: Leonardo Balerdi e Paco Alcacer

Vendas: Christian Pulisic

Variação das ações em janeiro: +13%

A opção do Chelsea em pagar 64 milhões de euros pelo médio norte-americano do Dortmund, Christian Pulisic, fez levantar alguns sobrolhos, já que foi vista como uma decisão comercial para aumentar o interesse pelo clube nos Estados Unidos. Para o clube alemão, continuam as vendas que envolvem somas avultadas, depois da venda de Pierre-Emerick Aubameyang ao Arsenal por 63,75 milhões de euros no ano passado e da transferência de Ousmane Dembele para o Barcelona, em 2017, por 147 milhões de euros.

 

No que diz respeito às aquisições, o Dortmund comprou Balerdi, um defesa de 19 anos do Boca Juniors. De acordo com a Forbes, o negócio foi fechado por 15 milhões de euros. Além disso, o atual líder da Bundesliga anunciou em novembro que iria exercer a opção de compra do espanhol Paco Alcacer. Terá por isso que pagar 23 milhões de euros ao Barcelona.

AFC Ajax

AFC Ajax

Vendas: Frenkie de Jong e Maximilian Wober
Variação das ações em janeiro: +11%

O Ajax vendeu o médio de 21 anos De Jong ao Barcelona por um valor inicial de 75 milhões de euros, antecipando-se ao interesse do PSG e do Manchester City no holandês. De Jong junta-se assim a uma lista recheada de jogadores ilustres que jogaram no Ajax e no Barcelona, que inclui Johan Cruyff, Patrick Kluivert e Luis Suarez.

O Ajax também aceitou vender o defesa austríaco Wober ao Sevilha, numa transferência avaliada em 7,2 milhões de libras.

 

Juventus

Juventus

Aquisições: Aaron Ramsey (por confirmar)

Vendas: Emil Audero e Gonzalo Higuain
Variação das ações em janeiro: +35%

A equipa de Cristiano Ronaldo continua bastante ativa. A imprensa britânica dá conta que Aaron Ramsey, médio do Arsenal avaliado em 36 milhões de libras, vai jogar no clube campeão italiano depois de terminar o seu contrato este verão. O argentino Higuain foi emprestado ao Chelsea por 8 milhões de libras, sendo que o clube londrino tem uma opção para comprar o avançado por 36 milhões de euros. Certo é o encaixe de 20 milhões de euros pela venda do guarda-redes Audero à Sampdoria.

Galatasaray

Galatasaray

Vendas: Ozan Kabak e Garry Rodrigues
Variação das ações em janeiro: +20%

O clube de maior sucesso da Turquia vendeu o defesa de 18 anos Kabak aos alemães do Estugarda por 9,9 milhões de libras e o extremo Garry Rodrigues aos sauditas do Al-Ittihad por 8,1milhões de libras.

 

Ainda na Turquia, as ações do Trabzonspor dispararam em dezembro devido à especulação da venda de Abdulkadir Omur – apelidado de Messi turco – aos ingleses do Liverpool. Ambos os clubes negaram a transferência e as ações corrigiram em baixa.

Roma

Roma

Variação das ações em janeiro: +20%

A Juventus não foi o único clube cotado a ganhar em bolsa com as notícias relacionadas com transferências. As ações da Roma dispararam depois de vários jornais terem noticiado que Kostas Manolas, com um valor de mercado de 40,5 milhões de libras, iria ser vendido para o Manchester United. A transferência ainda não se materializou, mas o clube inglês não renovou com jogares que estão no plantel nem anunciou nenhuma aquisição de vulto. "O Machester United está a fazer o correto ao não contratar novos jogadores, pois tem um excelente plantel" diz John Tinker, analista da Gabelli & Co, em Nova Iorque.

 

Mas os adeptos do United e outros clubes britânicos não devem entrar em desespero. Dan Jones da Deloitte LLP diz que "deverá haver imensa atividade" ao longo do dia de hoje, até ao fecho desta janela de transferências.

Ver comentários
Saber mais Premier League Dan Jones Deloitte LLP Juventus Ajax Dortmund Roma
Outras Notícias