SAD do Benfica e Nos fecham acordo de direitos televisivos por 104,6 milhões
A operadora de telecomunicações fica com os direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos da Primeira Liga do Benfica para as próximas duas temporadas. Também vai explorar a publicidade da Benfica TV, negócio avaliado em 2,4 milhões de euros. A SAD mantém os direitos sobre publicidade no estádio, o que coloca as receitas totais de televisão nos 114,2 milhões.
A SAD do Sport Lisboa e Benfica e a Nos fecharam o acordo sobre os direitos televisivos referentes às próximas duas épocas da Primeira Liga de futebol, por um valor de 104,6 milhões de euros. O acordo foi oficializado pela SAD e pela operadora de telecomunicações esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de terem sido confirmadas negociações entre as duas entidades.
O contrato abrange os "direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa da Equipa A de Futebol Sénior da Benfica SAD para o Campeonato Nacional de futebol da 1.ª Divisão, bem como dos direitos de transmissão e distribuição do Canal Benfica TV", assinala o comunicado.
A SAD benfiquista acrescenta que as duas entidades celebraram também um contrato de exploração publicitária do Canal Benfica TV que deverá atingir um montante adicional de 2,4 milhões de euros. A SAD assinala ainda que manteve os direitos de exploração da publicidade dinâmica no Estádio da Luz para as duas referidas épocas, avaliados em 7,2 milhões de euros, o que coloca o total de receitas de televisão em 114,2 milhões.
Num comunicado à parte, assinala-se a "renovação do estatuto da Nos enquanto 'technology partner' do Benfica, reforçando uma aliança estratégica onde a tecnologia impulsiona a experiência dos adeptos e a performance do clube".
Este fim de semana, o jornal Record avançou que o Benfica e a operadora teriam chegado a acordo, cujo valor rondaria os 100 milhões de euros para as duas épocas desportivas (2026/27 e 2027/28). As duas épocas desportivas respeito ao período antes da entrada em vigor da centralização dos direitos audiovisuais dos clubes de futebol.
O Benfica e a Nos assinaram, em 2015, um acordo para assegurar os direitos de transmissão dos jogos de futebol do clube por um período de 10 anos e num contrato de 400 milhões de euros. O acordo tinha uma duração inicial de três anos, podendo ser renovado anualmente. O contrato termina no final da atual época desportiva.
Mais lidas