Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Governo acaba com comarcas (Jornal de Negócios) O Governo vai acabar com as comarcas, substituindo-as por uma outra unidade de referência, de maior âmbito territorial, disse o ministro da Justiça, em entrevista ao Jornal de Negócios. «Até agora, esta matéria foi vista na óptica de acrescentar mais comarcas ou reduzir o seu número. A solução, a nosso ver, está na definição de uma outra unidade de referência que não a comarca», o que permitirá uma «gestão mais flexível».
PT equaciona entrar em concurso para licença de fixo e móvel no Quénia (Jornal de Negócios) A Portugal Telecom está a ponderar entrar no concurso para a atribuição de uma licença de telefonia fixa e móvel no Quénia. Segundo afirmou fonte oficial da operadora ao Jornal de Negócios, esta é uma das oportunidades que está a ser analisada pela incumbente em África que, caso ache oportuno, avançará com uma proposta concreta.
CMVM investiga controlo da TVI (Diário Económico) A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários está a investigar possíveis acordos accionistas entre a RTL e a Prisa – que controlam cada uma cerca de 33% da Media Capital – com o mais recente accionista, a Caixanova, da Galiza. Caso conclua que haja concertação, a CMVM pode forçar o lançamento de uma OPA sobre a totalidade do capital da empresa de Pais do Amaral. Fontes da Media Capital garantem que a Caixanova é um investidor puramente financeiro
Flexibilizar despedimentos não é prioridade (Diário Económico) As novas regras laborais que provocaram a revolta dos jovens em frança não são necessárias em portugal. os empresários encontram outras formas de flexibilidade
Pensões milionárias já abrangem 120 (Correio da Manhã) O número de pensionistas com reformas superiores a quatro mil euros por mês não cessa de aumentar: no próximo mês de Abril, segundo a lista ontem publicada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), vão passar à reforma mais 33 pessoas com pensões que oscilam entre um valor mínimo de 4117 euros e um máximo de 5609 euros. Manuel Ferreira Patrício, ex-reitor da Universidade de Évora, e Cândido Gouveia, juiz-desembargador que foi presidente do Conselho Fiscal do Benfica durante a presidência de Vale e Azevedo, estão entre os reformados ‘milionários’.
CTT "estimulados" a intervir nas telecomunicações após a OPA (Público) O presidente dos Correios aguarda pelo desfecho da oferta da Sonae sobre a PT para definir o papel a desempenhar pela empresa
Vitorino e Catroga no Conselho Geral da EDP (Diário de Notícias) Já estão decididos os nomes independentes que irão acompanhar António Almeida no Conselho Geral de Supervisão que faz parte do novo modelo de gestão da EDP. O ex-comissário europeu António Vitorino é um dos nomes escolhidos por consenso entre os accionistas privados e o Estado. Como o escritório de António Vitorino presta, nesta momento, assessoria jurídica à Galp - e como esta empresa começará a partir de Setembro a concorrer directamente com a EDP nos mercados do gás e da electricidade - parece inevitável que essa relação deixe de existir.
Portugal é "bom aluno" na responsabilidade social (Diário de Notícias) Portugal está a "acompanhar o barco" no que diz respeito ao número de empresas que têm na agenda questões de sustentabilidade e responsabilidade social. Ao nível das grandes empresas "o número é já impressionante", diz Nathalie Ballan, sócia-gerente da Sair da Casca, empresa pioneira em Portugal em consultoria de responsabilidade social. No Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, são já 76 as empresas inscritas, mas na próxima assembleia geral, segundo Luís Rochartre, seu secretário-geral, estima-se a entrada de mais seis.
Mais lidas