pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

A elite da elite: os 15 magnatas que têm uma fortuna superior a 100 mil milhões de dólares

O grupo mais seleto do mundo tem novos integrantes. No total, existem 15 pessoas no mundo que têm uma fortuna superior a 100 mil milhões de dólares - e Elon Musk permanece no topo da lista.

Líderes das tecnológicas dos EUA na tomada de posse de Donald Trump.
Líderes das tecnológicas dos EUA na tomada de posse de Donald Trump. Julia Demaree Nikhinson / AP
27 de Julho de 2025 às 16:00

Doze dígitos na conta bancária. É o número necessário para ser um centibilionário, ou seja, uma pessoa que tem uma fortuna pessoal avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares. E, de acordo com a revista norte-americana Forbes, só existem 15 pessoas em todo o mundo que detêm este título - mais uma do que no ano passado. O grupo mais seleto do globo está cada vez mais rico, com as fortunas combinadas destes magnatas a ultrapassar os 2,4 biliões de dólares. Ou seja, 15% da riqueza de todos os bilionários do mundo. 

No topo da lista continua Elon Musk, que, apesar da turbulência que as ações da Tesla têm enfrentado desde o dia em que Donald Trump tomou posse, continua a assegurar uma distância bastante confortável em relação ao segundo lugar. O CEO da fabricante de veículos elétricos tem na Tesla e na SpaceX as suas duas maiores fontes de riqueza e chegou a tornar-se a primeira pessoa com uma fortuna pessoal superior a 400 mil milhões de dólares - mas, entretanto, os cofres do antigo aliado de Donald Trump desvalorizaram para cerca de 340 mil milhões.

Os suspeitos do costume - Mark Zuckerberg (líder da Meta) e Jeff Bezos (antigo CEO da Amazon) - completam o pódio das maiores fortunas mundiais, com os respetivos cofres avaliados em cerca de 215 mil milhões de dólares, enquanto Larry Ellison e Bernard Arnault figuram no top 5.

O diretor da Oracle, que faz parte dos grandes projetos de Trump avaliados em 500 mil milhões de dólares para criar infraestrutura de inteligência artificial, viu a sua fortuna crescer em mais de 50 mil milhões num só ano; ao passo que o CEO da LVHM perdeu o lugar de mais rico nesta lista da Forbes, num momento em que a sua empresa enfrenta "um ambiente económico e geopolítico difícil". 

A ascenção e o declínio do primeiro centibilionário 

Bill Gates, o primeiro centibilionário de que há registo, está cada vez mais perto de abandonar esta lista. O divórcio com Melinda Gates terá tido um impacto substancial nas contas do fundador da Microsoft (a Forbes estima 25 mil milhões de dólares), o que fez cair a fortuna do empreendedor no "rating" das mais valiosas, cifrando-se agora em 13.º lugar - o seu pior desempenho desde 1991. Foi com a bolha das dot.com que Gates conseguiu atingir o que, até então, a publicação norte-americana considerava "inatingível". 

A grande euforia do final do século passado em torno da internet levou a fortuna pessoal do magnata de 69 anos a ser a primeira a ultrapassar os 100 mil milhões de dólares - antes do rebentar da bolha tecnológica ter cortado a riqueza do milionário em quase metade. Foram necessárias quase duas décadas para um segundo nome tocar nesta marca histórica, quando Jeff Bezos viu a capitalização de mercado da Amazon ascender para um bilião de dólares e os seus cofres a serem avaliados em 100 mil milhões. 

Com o passar dos anos a lista tem vindo a crescer e a tornar-se cada vez mais de "fácil" acesso. Os centibilionários mais recentes são os três filhos de Sam Walton, fundador histórico da retalhista norte-americana Walmart, enquanto dois magnatas acabaram por perder o tão cobiçado título: o empresário indiano Mukesh Ambani e o mexicano Carlos Slim Helu. 

Os 15 magnatas que têm uma fortuna superior a mil milhões de dólares

#1. Elon Musk (342 mil milhões)

#2. Mark Zuckerberg (216 mil milhões)

#3. Jeff Bezos (215 mil milhões)

#4. Larry Ellison (192 mil milhões)

#5. Bernard Arnault (178 mil milhões)

#6. Warren Buffet (154 mil milhões)

#7. Larry Page (144 mil milhões)

#8. Sergey Brin (138 mil milhões)

#9. Amancio Ortega (124 mil milhões)

#10. Steve Ballmer (118 mil milhões)

#11. Rob Walton (110 mil milhões)

#12. Jim Walton (109 mil milhões)

#13. Bill Gates (108 mil milhões)

#14. Michael Bloomberg (105 mil milhões)

#15. Alice Walton (101 mil milhões)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio