Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Aguiar-Branco: Estaleiros de Viana “são um exemplo do falhanço do Estado como gestor”

O ministro da Defesa José Pedro de Aguiar-Branco afirmou esta sexta-feira, na assinatura da subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que estes “são um exemplo do falhanço do Estado como gestor”, acrescentando que “o Estado não tem de saber construir navios tal como não tem de saber produzir cervejas”.

A carregar o vídeo ...
Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 10 de Janeiro de 2014 às 14:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 140
  • ...

“É tão importante saber aquilo que sabemos fazer como reconhecer aquilo que outros sabem fazer melhor”, sublinhou Aguiar-Branco após a assinatura do contrato com a Martifer no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.

 

“Nos últimos 12 anos os Estaleiros de Viana do Castelo têm vindo a apresentar uma redução significativa da facturação e um aumento dos encargos para os contribuintes”, lembrou o governante.

 

No entanto, Aguiar-Branco deixou uma mensagem de optimismo sobre a gestão dos Estaleiros pela Martifer, afirmando que “a partir de hoje deixamos de falar do passado dos Estaleiros e passamos a falar do futuro”.

 

José Pedro Aguir Branco espera que a Martifer faça “melhor trabalho do que o Estado alguma vez fez nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo”, indicou ainda o ministro durante a cerimónia em Oeiras.

 

O presidente da Martifer, Carlos Martins, está também confiante de que a empresa vai ter sucesso na dinamização dos Estaleiros de Viana do Castelo. “Estou convencido de que vamos conseguir”, disse o gestor, prometendo que a Martifer não irá desistir deste projecto apesar das dificuldades que possam surgir quer por via dos protestos dos actuais trabalhadores quer por via de eventuais processos judiciais para travar esta subconcessão.

 

O presidente da Câmara de Viana do castelo, que depositou uma coroa de flores simbolizando a morte da construção naval portuguesa antes da cerimónia, não poupou críticas à actuação do Governo em relação aos Estaleiros. “O Estado é mau gestor porque somos incompetentes à frente das administrações”, declarou o autarca, José Maria Costa, acrescentando que “este ministro matou a construção naval”.

 

O mesmo responsável assegurou, contudo, que a Câmara de Viana “não é nenhuma força de bloqueio”. “Qualquer empresa, seja ela qual for, terá todo o nosso apoio”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

 

Ver comentários
Saber mais Aguiar-Branco Estaleiros de Viana contrato Estaleiros Navais
Outras Notícias