Air Europa aceita oferta da Turkish Airlines de 300 milhões por posição minoritária
A companhia turca passará assim a deter entre 26% e 27% do capital da Air Europa, percentagem que será definida após a realização dos balanços.
A Air Europa aceitou esta terça-feira a oferta de aquisição de uma participação minoritária na companhia apresentada pela Turkish Airlines, no valor de 300 milhões de euros, confirmou a EFE junto de fontes próximas da operação.
Segundo as mesmas fontes, "o presidente da Air Europa, Juan José Hidalgo, assinou a carta de aceitação da oferta pouco depois das três da tarde".
A proposta da Turkish Airlines prevê um montante de 275 milhões de euros que, numa primeira fase, será concedido sob a forma de empréstimo à Air Europa, convertendo-se posteriormente em ações após a necessária autorização dos organismos reguladores competentes.
Adicionalmente, "a estes 275 milhões juntam-se 25 milhões que a Turkish Airlines destinará de forma iminente à compra de ações", referiram as fontes.
A companhia turca passará assim a deter entre 26% e 27% do capital da Air Europa, percentagem que será definida após a realização dos balanços.
"As duas companhias deverão emitir ainda hoje um comunicado a informar sobre a operação", acrescentaram.
Com a entrada destes 275 milhões de euros, e somando à liquidez já existente em caixa, a Air Europa prevê amortizar o empréstimo de 475 milhões concedido pela SEPI (Sociedade Estatal de Participações Industriais).
Atualmente, a IAG, uma das interessadas na privatização da TAP, detém também 20% do capital da Air Europa.
Além da dona da Iberia e da British Airways, a Air France-KLM e a Lufthansa também já manifestaram interesse na operação.
No dia 07 de agosto o Presidente da República aprovou o diploma do processo de reprivatização da TAP, estando agora o Governo a preparar o caderno de encargos.
Mais lidas