Notícia
Assembleia-geral do Montepio adiada pela segunda vez
Os novos estatutos, a serem aprovados, permitem ao conselho de administração aumentar o capital institucional até 1.500 milhões de euros, acima dos 500 milhões previstos nos estatutos anteriores.
Lusa
18 de Setembro de 2012 às 01:14
- 8
- ...

Comparando os estatutos da Caixa Económica Montepio Geral em vigor com os propostos pela administração, há uma alteração desde logo no capital institucional (actualmente de 1.245 milhões de euros).
A composição da assembleia-geral é outra das alterações trazidas pelos novos estatutos. De acordo com as anteriores regulamentações, a assembleia-geral era "constituída pelos associados efectivos do Montepio Geral, admitidos há mais de dois anos e que estejam no pleno gozo dos seus direitos, tendo cada membro direito a um voto".
De acordo com as novas regras - caso venham a ser aprovadas -, a assembleia-geral passa a ser "constituída pelos membros do conselho geral do Montepio Geral".
O conselho geral e de supervisão é composto pelo presidente da mesa da assembleia-geral e pelos elementos do conselho de administração e conselho fiscal. Integram ainda o conselho geral e de supervisão o primeiro representante de cada uma das primeiras três listas eleitas para o conselho geral da associação mutualista, se existirem.
A reunião magna de hoje esteve inicialmente marcada para 1 de Setembro, mas devido à não comparência de dois terços de todos os associados efectivos (cerca de 500.000) foi adiada.
O Montepio Geral registou lucros de 4,8 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, menos 300.000 euros do que no mesmo período de 2011.
A instituição liderada por Tomás Correia tinha 1,45 milhões de clientes no final de Junho, quase mais 17.000 do que em período homólogo. Já a associação mutualista Montepio Geral aumentou em 28.000 o número de associados, para 517.000 em Junho.