pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Assessores da privatização só terminam avaliação à TAP em Abril

Governo aguarda as conclusões do Citi, Barclays Capital, BESI e Crédit Suisse para tomar a decisão política sobre o modelo de venda da transportadora.

TAP aviao
TAP aviao
18 de Março de 2014 às 09:01

Só no início de Abril é que as quatro sociedades financeiras contratadas pelo Estado para apoiar o processo de privatização da TAP deverão entregar os resultados da sua análise ao Governo, que pretende avançar com o processo até ao final deste ano – um cenário em que o FMI também confia – depois de falhada a primeira tentativa de venda em 2012 ao empresário Gérman Efromovich.

Segundo adianta esta terça-feira o “Público”, o Citi, o Barclays Capital, o BESI e o Crédit Suisse ainda estão a estudar o modelo de venda que deverá ser seguido nesta segunda ronda de privatização e também a reavaliar a transportadora aérea, que em 2013 garantiu lucros do seu negócio de aviação pelo quinto ano consecutivo, fechando o exercício com um resultado líquido de 34 milhões de euros, mais 42% do que no homólogo.

Os Ministérios das Finanças e da Economia aguardam pelo trabalho destes assessores financeiros para suportar a decisão política sobre qual o modelo de venda a adoptar. Recorde-se que o Governo pediu a estas entidades que estudassem todos os cenários, incluindo a alienação de uma participação minoritária e a possibilidade de realizar um aumento de capital da empresa através da dispersão em bolsa.

No seio do Governo não há consenso sobre o modelo de privatização a adoptar e a venda directa não é um cenário do agrado de todos. Os defensores da solução de recorrer ao mercado de capitais lembram a operação recente de alienação de 70% dos CTT em bolsa e também o fracasso da primeira tentativa de venda da TAP em Dezembro de 2012.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.