Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Aumento de passageiros nos transportes públicos tranquiliza Bruxelas

A Comissão Europeia destaca capacidade das empresas públicas de transportes de absorver a reintrodução dos subsídios. E mostra-se satisfeita com a subida registada nos passageiros durante os dois últimos trimestres do ano passado.

Negócios 24 de Abril de 2014 às 13:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

"O facto de os números de passageiros [transportados] ter aumentado nos últimos dois trimestres do ano passado é também tranquilizador", resume a Comissão Europeia no relatório da 11ª avaliação ao processo de ajustamento de Portugal.

 

Uma referência ao observado no desempenho operacional da Carris, Metro de Lisboa, Transtejo, STCP, Metro do Porto, CP and REFER, cujos resultados permitiram "compensar a reintrodução dos 13º e 14º salários, através de uma redução adicional de custos e, assim, registar novamente um equilíbrio operacional das contas em 2013". 

 

Este diagnóstico da Comissão Europeia já tinha sido perceptível no desempenho da CP no quarto trimestre que, no entanto, no caso da transportadora ferroviária, não tinha sido suficiente para inverter a tendência da totalidade do ano. 

 

Ainda no relatório da 11ª avaliação, a Comissão Europeia revela que, "na sequência da apresentação dos projectos de infra-estruturas prioritários [PETI3+], é esperada na 12ª avaliação a apresentação [pelo Governo] de uma visão estratégica de longo prazo para o sistema de transportes". Uma visão que Bruxelas considera "essencial para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do sector dos transportes, através do foco nos investimentos sustentáveis financeiramente e em projectos que estimulem o crescimento económico". 

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia transportes Carris CP Refer Metropolitano STCP
Mais lidas
Outras Notícias