Autarcas de Porto e Vigo exigem TGV entre as duas cidades
Rui Rio e Abel Caballero, presidentes da Câmara de Porto e Vigo, respectivamente, exigiram hoje a rápida construção de uma nova ligação ferroviária, de alta velocidade, entre as duas cidades. Rui Rio não admite atrasos na ligação, uma vez que a "actual ligação é tão má que é a mesma coisa que não existir".
Rui Rio e Abel Caballero, presidentes da Câmara de Porto e Vigo, respectivamente, exigiram hoje a rápida construção de uma nova ligação ferroviária, de alta velocidade, entre as duas cidades. Rui Rio não admite atrasos na ligação, uma vez que a “actual ligação é tão má que é a mesma coisa que não existir”.
“A primeira questão é que chegue, e chegue urgentemente. A segunda, é que seja em alta velocidade, para que sejamos capazes de fazer o percurso Vigo-Porto em 47 ou 48 minutos”, disse Abel Caballero, que falou aos jornalistas após um almoço no Porto com o seu homólogo, Rui Rio.
Rui Rio referiu que, “enquanto político nacional”, sempre se manifestou a favor do adiamento dos grandes investimentos públicos, tendo em conta a situação actual da economia. Porém, uma vez que o Governo decidiu avançar com eles, Rui Rio quer ver “no Norte os mesmos investimentos que se fazem a sul".
O reparo veio a propósito do adiamento a que a ligação Porto-Vigo foi sujeita pelo Ministro do Fomento espanhol, para 2015, quando inicialmente estava previsto ficar concluída em 2013. O autarca do Porto não acha “sensato” construir as linhas de alta velocidade entre Lisboa e Madrid e Lisboa e Porto se se adiar a ligação Porto-Vigo.
Rio adiantou que vai tratar estas questões com o ministro português dos Transportes, numa audiência marcada para terça-feira. Caballero revelou, por seu turno, que abordará estas matérias num encontro que manterá quinta-feira com o secretário de Estado espanhol dos Transportes.
Mais lidas