Banco Espírito Santo dos Açores inicia hoje actividade
O Banco Espírito Santo dos Açores, resultante da fusão da actividade do Banco Espírito Santo (BES) nos Açores e a Caixa Económica da Misericórdia, iniciou hoje a sua actividade, com enfoque para as comunidades de emigrantes.
O Banco Espírito Santo dos Açores, resultante da fusão da actividade do Banco Espírito Santo (BES) nos Açores e a Caixa Económica da Misericórdia, iniciou hoje a sua actividade, com enfoque para as comunidades de emigrantes, segundo um comunicado do banco.
O novo banco, com um capital social de 17,5 milhões de euros, é detido em 61,5% pelo BES [BESNN], e em 38,5% pela Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada. O Banco Internacional de Crédito, o Banco Espírito Santo de Investimento e Besleasing, todos do Grupo Espírito Santo (GES), detêm 0,0057% cada naquela instituição.
O Banco Espírito Santo dos Açores (BESA) tem 12 balcões situados nas ilhas de S. Miguel e Terceira, uma quota de mercado na ordem dos 7,4% e um activo líquido de 173,3 milhões de euros, segundo os números avançados pelo BES.
Com uma «profunda» ligação às comunidades de emigrantes açorianos sediados, particularmente, no Brasil, Estados Unidos da América e Canadá, o BESA terá a sua sede em Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel, segundo a mesma fonte.
O seu conselho de administração será composto, entre outros, por Augusto Athayde e Patrick Coudène, como presidente e vice-presidente, respectivamente.
A Caixa Económica da Misericórdia de Ponta Delgada, com 77 anos de existência, era detida pela Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada. Esta instituição detinha uma quota de mercado de 6% na Região Autónoma dos Açores, com uma rede de sete balcões em S. Miguel.
As acções do BES seguiam com uma valorização de 0,43% para os 11,60 euros.
Mais lidas