EDP fecha venda de portefólio renovável nos EUA com encaixe de 800 milhões de dólares
O braço renovável do grupo EDP concluiu um acordo de compra e venda que compreende a alienação de 49% do capital de um portefólio de 1.632 MW a um fundo gerido pela Ares Management.
- 1
- ...
A EDP, através da subsidiária EDP Renováveis, concluiu esta sexta-feira um acordo de compra e venda de um portefólio de 1.632 MW por 800 milhões de dólares (cerca de 681 milhões de euros ao câmbio atual) nos EUA. Em causa está a venda de uma participação direta de 49% a um fundo gerido pela norte-americana Ares Management, que compreende "cinco projetos em operação, bem como cinco projetos atualmente em construção, com datas previstas de entrada em operação até 2026", indica a empresa liderada por Miguel Stilwell em comunicado à CMVM.
O portefólio inclui "1.030 MW de capacidade solar, 402 MW de capacidade eólica e 200 MW de armazenamento, distribuídos em dez ativos localizados em quatro mercados dos EUA", refere ainda a energética, que afirma que todos estes projetos têm "'Power Purchase Agreements' de longo prazo, com uma duração média de 18 anos". O enterprise value (incluindo dívida) estimado para 100% do projeto ascende aos 2,9 mil milhões.
Só com esta compra, a EDP Renováveis conseguiu quase duplicar o encaixe financeiro em rotação de ativos até agora assegurado em 2025. No total, a energética já registou proveitos de 1,8 mil milhões desde o arranque do ano, onde se conta também a venda de uma participação de 49% num portefólio de 300 MWac (406 MWdc) na Califórnia por 600 milhões - fechada no início de setembro.
O portefólio incluia dois projetos solares já em operação e um projeto de 92 MW de sistema de armazenamento por bateria que se encontra em construção - e que deverá ser comissionado no atual trimestre.
Mais lidas