Bertelsman vai vender mais activos do DirectGroup
A maior empresa europeia de media vai vender mais activos do Direct Group. Desta vez na Europa do Leste para poder investir em outras áreas.
A empresa de media Bertelsman AG, que no ano passado vendeu os activos portugueses Círculos de Leitores e Bertrand, vai colocar o DirectGroup à venda.
A unidade inclui distribuidores na Europa de Leste e clubes do livro, através dos quais os membros tinham de comprar com regularidade CD, DVD, entre outros produtos. À semelhança do funcionamento do Círculo dos Leitores.
A venda dos activos portugueses Círculos de Leitores e Bertrand (editora e livraria), concentrados no Direct Group Portugal, que a alemã Bertelsmann realizou no primeiro semestre do ano passado, ascendeu a 27 milhões de euros. O comprador foi a Porto Editora.
Os clubes do livro ajudaram a Bertelsman a crescer e a tornar-se a maior empresa de media desde a II Guerra Mundial, revela a agência noticiosa Bloomberg. Contudo, a percentagem de vendas caiu e o número de utilizadores desceu de 15 milhões, registados em 2009, para 14 milhões em 2010.
A empresa tinha anunciado, em Março, que poderia gastar mil milhões de euros em novas aquisições este ano, depois de regressar aos lucros e reduzir dívida.
A venda destas unidades tem em vista o investimento nas divisões da empresa que apresentam um crescimento mais rápido.
Fernando Carro, presidente do DirectGroup, irá manter o seu cargo, liderando a empresa no desenvolvimento de projectos na América Latina e em Espanha.
Mais lidas