Cimenteira espanhola Molins integra mais duas empresas em Portugal
A Igeco e a Luso Alemã Construções e Pré-fabricados faziam parte do universo da Concremat, que a Molins adquiriu em junho de 2025.
Depois da aquisição da Secil à Semapa, que já obteve luz verde da Autoridade da Concorrência, a espanhola Cementos Molins integrou no seu universo mais duas empresas portuguesas, através da Concremat, que comprou no ano passado.
Desta feita, os alvos foram a Luso Alemã Construções e Pré-fabricados e a Igeco, “duas empresas com forte histórico no mercado nacional, numa operação que visa reforçar a sua capacidade industrial, técnica e de resposta ao mercado da construção em Portugal”, anunciou a cimenteira espanhola em comunicado.
“Este movimento enquadra-se no processo de integração da Concremat na Molins, empresa global de referência em soluções para a construção, que adquiriu a empresa em junho do ano passado”, lê-se no documento.
A empresa comprada em 2025 vai também mudar de marca, passando a ostentar o nome da agora casa-mãe. “A Concremat passa a operar sob a identidade Concremat by Molins, reforçando a sua integração na Molins e a consolidação do projeto industrial na Península Ibérica, mantendo a proximidade ao mercado português”.
A Luso Alemã e a Igeco já faziam parte do perímetro empresarial da Concremat no momento da sua aquisição pela Molins. “Passam a estar organizadas de forma unificada dentro da empresa, consolidando um projeto industrial com maior escala, coerência operacional e capacidade de resposta ao mercado”.
A Luso Alemã Construções e Pré-fabricados é especializada na pré-fabricação em betão pesado e arquitetónico. Já a Igeco atua nos setores da engenharia, construção civil e obras públicas.
Mais lidas