pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Cobertura de 5G da NOS na Linha Amarela do metro de Lisboa e no metro do Porto concluída este mês

No metropolitano de Lisboa e após a cobertura já implementada na Linha Vermelha, "até ao final de dezembro será a Linha Amarela a contar com a cobertura integral da nova geração móvel. Também a rede de metro do Porto "contará, até ao final do ano, com a cobertura integral das suas linhas com tecnologia 5G, contribuindo desta forma para uma melhor experiência dos clientes", acrescenta.

Metro Lisboa
Metro Lisboa DR
04 de Dezembro de 2025 às 19:01

A NOS anunciou esta quinta-feira que a cobertura da Linha Amarela do Metro de Lisboa e do Metro do Porto com tecnologia 5G vai estar concluída até final do ano.

"A NOS, primeira empresa a implementar o 5G e o 5G Stand Alone (5G+), em Portugal, iniciou a instalação desta tecnologia no Metropolitano de Lisboa, estando igualmente a reforçar a sua capacidade do Metro do Porto", refere a operadora liderada por Miguel Almeida, em comunicado.

No metropolitano de Lisboa e após a cobertura já implementada na Linha Vermelha, "até ao final de dezembro será a Linha Amarela a contar com a cobertura integral da nova geração móvel. Na linha Amarela, as primeiras estações a contar com esta tecnologia serão a estação terminal Rato, Marquês de Pombal, Picoas, Saldanha e Campo Pequeno", adianta.

Em 2026, a NOS vai continuar a investir "na cobertura de 5G em todo este sistema de transporte, iniciando, no próximo ano, a cobertura integral das Linhas Azul e Verde".

Também a rede de metro do Porto "contará, até ao final do ano, com a cobertura integral das suas linhas com tecnologia 5G, contribuindo desta forma para uma melhor experiência dos clientes", acrescenta.

"A cobertura em 5G do Metro do Porto e de Lisboa são peças essenciais na qualidade e experiência que queremos proporcionar aos nossos clientes. Tendo em conta a complexidade da implementação, tem sido fundamental a colaboração e o apoio das equipas do Metro de Lisboa e do Metro do Porto, permitindo a sua realização nas janelas horárias de manutenção", afirma Judite Reis, diretora de engenharia de redes da NOS.

Para a empresa, "que já assegura a cobertura de 99% da população portuguesa com rede móvel de nova geração, é fundamental garantir também neste meio de transporte a utilização e o acesso pleno", remata.

A instalação de 5G em sistemas maioritariamente subterrâneos e de utilização num alargado período "coloca desafios técnicos relevantes", refere a operadora, que diz que depois de "assegurar a cobertura de mais de 99% da população portuguesa em 5G, a NOS reforça assim a cobertura na mais moderna tecnologia a milhões de utilizadores dos metros de Lisboa e Porto".

A Meo anunciou na quarta-feira que a cobertura do 5G na Linha Amarela do Metro de Lisboa e do Metropolitano do Porto vai estar concluída no final deste mês, seguindo a expansão das linhas Verde e Azul em 2026.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio