A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Compra da Office Depot pela Staples na Europa aprovada com remédios

A empresa norte-americana vai ter de vender todo o seu negócio na Suécia e desinvestir na actividade de distribuição no velho continente, determinou a Comissão Europeia.

Bloomberg
Negócios 10 de Fevereiro de 2016 às 15:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A aquisição da empresa de comercialização de material de escritório Office Depot pela concorrente norte-americana Staples foi aprovada com condições pela Comissão Europeia. O anúncio da viabilização do negócio foi comunicado esta quarta-feira 10 de Fevereiro pela Comissão, que levou a cabo uma investigação aprofundada à transacção.

De acordo com a decisão do Executivo europeu, o negócio está dependente do desinvestimento na actividade de distribuição da Office Depot na Europa e à venda de todo o seu negócio na Suécia.

"Os remédios substanciais oferecidos vão assegurar que a concorrência efectiva se mantém, em particular no mercado internacional de fornecimento de escritórios na União Europeia. Isto permitirá às empresas continuarem a beneficiar do Mercado Único ao venderem os seus produtos de escritório internacionalmente e reduzir custos", defendeu a comissária europeia para a Concorrência Margrethe Vestager.

Além da Europa, a compra já teve aprovação pelas entidades reguladoras da Austrália, Nova Zelândia e China. Já no Canadá e nos Estados Unidos a operação continua por autorizar, depois de a concorrência ter rejeitado a proposta de remédios da Staples.


O negócio foi notificado à Comissão a 21 de Agosto de 2015, que abriu uma investigação aprofundada em 25 de Setembro passado. A compra está avaliada em 6,3 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).


Os títulos da Office Depot somavam 3,36% para 5,08 dólares, enquanto os da Staples avançavam 1,19% para 8,50 dólares às 15:15.


A Concorrência diz ainda ter em cima da mesa três projectos de fusão para decisão, nomeadamente a compra da filial britânica da empresa de telecomunicações Telefónica pela Hutchinson 3G UK, a aquisição do fornecedor de serviços na área do petróleo Baker Hughes pela Halliburton e a compra da grega DESFA (negócio de transporte de gás) pela SOCAR. 

Ver comentários
Saber mais Office Depot Staples Comissão Europeia Europa União Europeia Mercado Único negócios (geral) economia negócios e finanças
Outras Notícias