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Construção pede consenso suprapartidário para obras

O Governo teve o acordo do PSD para lançar no dia 18 o primeiro concurso para o projeto da alta velocidade, mas o setor da construção reclama um consenso político de longo alcance em torno de todas as grandes obras, o que acredita ser possível depois das eleições.

Miguel Baltazar
11 de Janeiro de 2024 às 08:30
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Chegou a estar previsto para 2023, mas será este ano que vai ser dado o pontapé de saída do projeto da alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Porto. O Governo pretende que o primeiro concurso, para o troço Porto-Oiã, seja lançado já a 18 de janeiro, enquanto o segundo, para a ligação Oiã-Soure, está agendado para o final de junho. Os dois projetos, que compõem a primeira fase da nova linha, representam um investimento de 3,5 mil milhões de euros. E sendo das maiores obras públicas lançadas a concurso em 2024, já levaram um consórcio de construtoras portuguesas – Mota-Engil, Teixeira Duarte, Casais, Gabriel Couto, Alves Ribeiro e Conduril – a posicionar-se.

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