pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EDP vence leilão no Brasil e investe 71milhões de euros em novas infraestruturas elétricas

A empresa explica que o projeto - responsável por transportar a eletricidade das centrais de produção até às redes de distribuição - prevê a construção de 285 quilómetros de linhas e uma subestação em Goiás.

EDP vai investir na construção de novas linhas no Brasil
EDP vai investir na construção de novas linhas no Brasil Carlos Barroso
31 de Outubro de 2025 às 18:25

A EDP venceu um concurso no Brasil e vai investir cerca de 441 milhões de reais (cerca de 71 milhões de euros) na construção de novas linhas e infraestruturas elétricas no estado de Goiás.

"A EDP, empresa que atua em todas as áreas de negócios do setor elétrico brasileiro, arrematou o lote 5 no Leilão de Transmissão 4/2025, realizado hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)", informou em comunicado.

A empresa explica que o projeto, no segmento de transmissão --- responsável por transportar a eletricidade das centrais de produção até às redes de distribuição ---, prevê a construção de 285 quilómetros de linhas e uma subestação em Goiás.

A obra deverá estar concluída em quatro anos e gerar mais de 1.100 empregos e o contrato vai acrescentar uma Receita Anual Permitida (RAP) de 38,08 milhões de reais (6,1 milhões de euros) ao portefólio da EDP.

"A aquisição deste lote demonstra o compromisso da EDP com o desenvolvimento do Brasil e está totalmente alinhada à nossa estratégia de crescimento em redes, segmento fundamental para suportar a expansão das fontes renováveis, mitigar os efeitos do curtailment e reforçar a confiabilidade e a resiliência das redes", afirmou o presidente executivo da EDP na América do Sul, João Brito Martins, citado no comunicado.

O projeto inclui duas linhas de alta tensão, com 285 quilómetros no total, e uma subestação de 230/138 kV, com 300 MVA de potência, para atender as regiões de Itapaci, Firminópolis e Matrinchã. A proposta da EDP apresentou um deságio de 49,18% --- ou seja, um desconto quase de metade sobre o valor máximo definido pela Aneel.

Segundo João Brito Martins, o investimento "foi uma aposta estratégica" devido à sinergia com operações existentes em Goiás e com o lote recentemente adquirido da Celg Participações (CelgPar).

A EDP sublinha que os investimentos em transmissão --- um dos pilares do setor elétrico --- são uma prioridade no Brasil, a par das energias renováveis e da distribuição.

Desde 2017, a empresa já investiu mais de sete mil milhões de reais (1,1 mil milhões de euros) em projetos em nove estados, totalizando 1.390 quilómetros de linhas em operação.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio