pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Empresas com redução significativa de pagamentos com cartões vão estar sob mira das Finanças

As empresas que deixem de ter pagamentos com cartões multibanco ou com restrição ou redução significativa dos seus movimentos vão estar sob a mira da Inspecção Tributária, disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

22 de Agosto de 2012 às 17:30

Em causa, segundo a empresa, estão as elevadas comissões aplicadas aos retalhistas pela utilização da rede de pagamento automático. O tema é antigo e poderá haver mais comerciantes que avancem com medidas semelhantes.

A Lusa questionou o Ministério das Finanças sobre se estas medidas, de colocar valores mínimos para aceitar o pagamento com cartões de crédito ou de débito, não poderão levar a um menor controlo fiscal de quem impões esses limites uma vez que, desde Fevereiro, os bancos estão obrigados a comunicar ao fisco todos os pagamentos feitos com cartões através dos terminais de pagamento automático instalados nas lojas.

"A partir deste ano, a informação relativa aos pagamentos com cartões de crédito e de débito passou a ter relevância fiscal para efeitos de cruzamento com os proveitos declarados pelas empresas e empresários em nome individual", disse fonte oficial do Ministério das Finanças.

Nesse sentido, adianta a mesma fonte, "o secretário de Estado dos Assuntos Ficais, Paulo Núncio, declarou recentemente que a renúncia pelas empresas aos terminais de pagamento automático, ou a restrição ou redução significativa dos seus movimentos, será um factor de risco acrescido a utilizar pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para efeitos de inspecção tributária destas empresas".

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.