pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Exportações do setor metalúrgico e metalomecânico crescem 2,3% no primeiro semestre

Os dados divulgados pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), mostraram novamente uma queda para os EUA.

Exportações registaram queda para os EUA.
Exportações registaram queda para os EUA. Bruno Colaço
11 de Agosto de 2025 às 20:09

As exportações da indústria metalúrgica e metalomecânica cresceram 2,3% até junho, face ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), que mostram novamente uma queda para os EUA.

Tendo em conta apenas os números relativos a junho, as vendas ao exterior atingiram 2.122 milhões de euros, o que corresponde ao 10.º melhor mês de sempre e a um crescimento homólogo de 12,9%, destaca a associação em comunicado. Em maio, o setor tinha já alcançado a quinta melhor marca mensal de sempre.

No mesmo comunicado, o vice-presidente executivo da AIMMAP, Rafael Campos Pereira, destaca que "este é mais um desempenho notável de um setor que, ao longo dos anos, se habituou a enfrentar e superar adversidades."

"Os resultados agora alcançados são prova da resiliência, da capacidade de inovação e do compromisso das nossas empresas em conquistar novos clientes e mercados, reforçando de forma consistente a posição de Portugal no comércio internacional", acrescenta.

Entre os mercados com maior crescimento absoluto no primeiro semestre destacam-se Espanha, Canadá, Turquia, Dinamarca e Irlanda.

Pelo contrário, as maiores quebras ocorreram no Reino Unido, França, Itália e Estados Unidos, mercado onde as exportações recuaram 15,3% no período.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio