Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook multado em 14,3 milhões por discriminar trabalhadores em contratações

Em causa está o facto da multinacional reservar milhares de vagas para cidadãos estrangeiros, vedando postos de trabalho a cidadãos norte-americanos. Departamento de Justiça abriu processo contra Facebook em dezembro.

Negócios jng@negocios.pt 19 de Outubro de 2021 às 18:24
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O Facebook foi esta terça-feira multado em 14,3 milhões de dólares por discriminar trabalhadores nos recrutamentos da empresa. Em causa está o facto da multinacional de tecnologia reservar milhares de vagas para cidadãos estrangeiros, vedando determinados postos de trabalho a cidadãos norte-americanos.

A empresa de Mark Zuckerberg fechou um acordo para pagar uma multa de 4,75 milhões de dólares por violar a lei norte-americana, que impede um tratamento diferenciado na contratação, e disponibilizar outros 9,5 milhões de euros para "vítimas da discriminação" do Facebook.

A procuradora-geral assistente Kristen Clarke, da Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça, considera que este é um acordo que "reflete o compromisso da divisão de direitos civis em responsabilizar os empregadores".

"O Facebook não está acima da lei e deve cumprir as leis federais de direitos civis do nosso país, que proíbem a discriminação no recrutamento e nas práticas de contratação", referiu.

O Facebook desencorajava trabalhadores norte-americanos a concorrem a determinados cargos na empresa, guardando esses lugares para cidadãos estrangeiros com vistos H-1B, que permite às empresas dos Estados Unidos contratem temporariamente trabalhadores estrangeiros em ocupações especializadas.

Face a isso, o Departamento de Justiça abriu um processo contra o Facebook em dezembro, dizendo que a empresa "se recusou a recrutar, considerar ou contratar trabalhadores americanos qualificados e disponíveis para mais de 2.600 cargos", reservando esses empregos para cidadãos com autorizações de trabalho permanentes.
Ver comentários
Saber mais Facebook trabalho Informação sobre empresas grandes empresas emprego tecnologias de informação Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça
Outras Notícias