Flexdeal que reforçar participação na Raize para 51%
A Flexdeal lembrou que é "atualmente o maior acionista da Raize, sendo detentora de 2.460.523 ações, que representam 49,21% do capital social e direitos de voto" da empresa.
A Flexdeal anunciou que pretende reforçar participação na plataforma Raize para 51%, dos atuais 49,21%, estando a aguardar autorização do Banco de Portugal (BdP), segundo um comunicado publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Flexdeal, uma Sociedade de Investimento Mobiliário para Fomento da Economia em Portugal (SIMFE) informou que "apresentou ao Banco de Portugal comunicação prévia sobre a intenção de aumentar a participação qualificada na Raize -- Instituição de Pagamentos, S.A. até 51% do capital social e dos direitos de voto".
Segundo a Flexdeal, o aumento de participação qualificada tem como objetivo uma "aquisição projetada" de até 89.500 ações, "a realizar mediante ordens de compra no mercado regulamentado, ao preço de mercado vigente", sendo que o preço da cotação à data de 31 de dezembro é de 0,81 euros.
"A concretização da aquisição encontra-se sujeita à condição suspensiva da não oposição ao aumento de participação participada por parte do Banco de Portugal, nos termos previstos legalmente", indicou.
A Flexdeal lembrou que é "atualmente o maior acionista da Raize, sendo detentora de 2.460.523 ações, que representam 49,21% do capital social e direitos de voto" da empresa.
Caso o BdP autorize a operação, haverá um aumento de posição por parte da Flexdeal, que passará a deter até 2.550.023 ações representativas de 51% do capital social e direitos de voto da Raize.
Este reforço pretende, de acordo com o mesmo comunicado, potenciar "a criação de valor para os acionistas da Flexdeal e da Raize através de futuras parcerias que, sem prejuízo da independência entre ambas as sociedades, possam vir a reforçar a posição concorrencial e tecnológica de ambas".
Além disso, o objetivo é "contribuir para o lançamento de novas ofertas que constituam soluções inovadoras atraentes para investidores na plataforma e tomadores dos empréstimos, assim como "aumentar a quota de mercado da Raize no mercado de crédito, designadamente junto das médias empresas".
Mais lidas