Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo Recuperação compra Cifial, empresa do ex-líder da AEP

O Fundo Recuperação, que é gerido pela ECS Capital, é o novo dono da Cifial, uma das maiores empresas portuguesas de ferragens e que era detida por Ludgero Marques, ex-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Rui Neves ruineves@negocios.pt 11 de Janeiro de 2013 às 14:33

O Negócios sabe que o Fundo Recuperação, que é gerido pela ECS Capital, é o novo dono da Cifial, uma das maiores empresas portuguesas de ferragens e que era detida por Ludgero Marques, ex-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

 

“O objectivo primário” dos novos donos é proceder a uma “reestruturação operacional e financeira” do grupo, adiantou ao Negócios fonte ligada ao processo. A Cifial, que detém duas fábricas e emprega 450 trabalhadores, apresenta um grande passivo, que atinge várias dezenas de milhões de euros, e há cerca de três anos que vivia em sufoco financeiro, tendo recorrido ao “layoff” e pago com atraso os salários.

 

“Apesar da qualidade ímpar dos seus produtos, a empresa enfrentou as dificuldades financeiras resultantes das actuais condições de mercado, enquadrando-se no âmbito do Fundo de Recuperação, cujo modelo de investimento tem como base empresas com modelos de negócio economicamente viáveis e temporariamente com um modelo financeiro desadequado à sua actividade”, adiantou a mesma fonte.

 

A entrada do Fundo de Recuperação, sustentou, “permite estabilizar a empresa e focar a gestão no desenvolvimento do negócio, explorando oportunidades de crescimento e aumentando a sua quota actual de exportação”.

 

No curto prazo, “pretende-se assegurar a execução de uma estratégia que permita ao grupo Cifial recuperar o dinamismo empresarial que sempre registou, e em particular assegurar a estabilização das operações”,  e, no médio e longo prazo, “a dinamização da actividade do grupo”.

 

Criado em 1905, o grupo Cifial tem um pólo industrial em Santa Maria da Feira, onde fabrica torneiras e acessórios de casa-de-banho, ferragens, fechaduras e controlo de acessos; e outro em Santa Comba Dão, onde produz louça cerâmica sanitária.

 

O grupo fechou 2011 com uma facturação de cerca de 13 milhões de euros, 67% dos quais foram gerados nas exportações, com destaque para os mercados dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Polónia e Angola.

 

O novo dono da Cifial é o maior fundo português de reestruturação de empresas. Gerido pela ECS Capital, que é liderada por António de Sousa, o Fundo Recuperação conta com dezenas de grupos empresariais, dos mais diversos sectores, entre os quais se contam a petroquímica Artlant, a fabricante de calçado Move On e a More Textile, líder no sector do têxtil-lar.

 

(Actualizada às 15h:22m)

Ver comentários
Saber mais Fundo Recuperação CIfial AEP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio