pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Fusão cria operador único de garantias às empresas com capital de 216 milhões

Desde que foi criado em 1994, o sistema de garantias mútuas já apoiou mais de 155 mil empresas portuguesas.

Fusão cria operador único de garantias às empresas com capital de 216 milhões
Fusão cria operador único de garantias às empresas com capital de 216 milhões Duarte Roriz
10:32

As quatro sociedades operacionais do Sistema Português de Garantia Mútua formalizaram, nesta quinta-feira, a fusão num único operador de apoio às empresas. A SGM – Sociedade de Garantia Mútua arranca com um capital social superior a 216 milhões de euros, informa a empresa em comunicado nesta sexta-feira.

A sociedade incorporante é a Norgarante, enquanto as sociedades incorporadas são a Lisgarante, Garval e Agrogarante. No seu conjunto, integram 22 agências de apoio ao investimento das empresas.

Otimizar recursos e garantir melhor articulação entre as diferentes entidades são razões apontadas para a fusão das sociedades. Com a junção das quatro sociedades, a nova entidade ganha também uma escala maior para dar resposta às necessidades de financiamento das empresas.

"Reinventar o sistema de garantia mútua significa hoje ganhar escala, robustez e eficiência para melhor corresponder aos novos desafios na economia", comenta em comunicado o presidente executivo (CEO) da SGM, José Furtado. "Somos, e continuaremos a ser, um instrumento de vocação mutualista, criado para as empresas e pelas empresas", acrescenta.

A SGM informa ainda que 80% do capital da sociedade é detido por empresas privadas.

Em 2025 o volume de garantias financeiras prestadas foi de cinco mil milhões de euros, dez vezes mais do que tinha sido efetuado em 2024. Desde que foi criado em 1994, o sistema de garantias mútuas já apoiou mais de 155 mil empresas portuguesas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio