Empresas Fusão de 9 mil milhões dá origem a uma das maiores empresas de entregas de comida do mundo

Fusão de 9 mil milhões dá origem a uma das maiores empresas de entregas de comida do mundo

A Takeaway.com vai pagar 8,2 mil milhões de libras pela Just Eat e criar uma das maiores plataformas online de entregas de comida, concorrente da Deliveroo e da Uber Eats.
Fusão de 9 mil milhões dá origem a uma das maiores empresas de entregas de comida do mundo
Takeaway
Rita Faria 29 de julho de 2019 às 13:48
A Takeway.com vai comprar a Just Eat por 8,2 mil milhões de libras (cerca de 9,15 mil milhões de euros) dando origem a uma das maiores empresas online de entregas de comida a nível mundial.

Segundo revelaram as empresas esta segunda-feira, 29 de julho, os acionistas da Just Eat, cotada na bolsa de Londres, vão receber 0,0977 títulos da Takeaway.com por cada ação, o que se traduz numa oferta de 731 pence por cada título da Just Eat, um prémio de 15% face à cotação de fecho da passada sexta-feira (635,60 pence).

As ações da Just Eat, que fechou o ano passado com lucros antes de impostos de 102 milhões de libras, sobem 28,79% para 818,60 pence, enquanto a Takeaway.com, com sede em Amesterdão, ganha 3,53% para 86,50 euros, depois de ter valorizado um máximo de 7,24% para 89,60 euros.

As duas empresas, que revelaram estar em negociações no sábado, anunciaram que, após a fusão, a nova companhia terá uma posição de liderança em vários dos maiores mercados neste tipo de serviço, incluindo o Reino Unido, a Alemanha, a Holanda e o Canadá.

Mike Evans, atual chairman da Just Eat, assumirá a presidência não executiva da nova companhia, enquanto Jitse Groen, atual CEO da takeaway.com assumirá esse mesmo cargo na empresa nascida da fusão, que será incorporada e domiciliada em Amesterdão.

A Just Eat, fundada na Dinamarca em 2000, é concorrente da Deliveroo e da Uber Eats. Inicialmente, estava focada em restaurantes que ofereciam serviços de entrega, cobrando uma taxa para se juntarem à sua plataforma e uma comissão por cada pedido. Mais tarde, atualizou a sua tecnologia, lançou os seus próprios serviços de entrega usando a experiência adquirida com a compra da SkipTheDishes.com, do Canadá, e fechou acordos com redes de fast-food como a Burger King, a Subway e o KFC.

A Takeaway.com, que comprou este ano a operação na Alemanha da Delivery Hero por 930 milhões de euros, define-se como a líder no mercado de entregas de comida na Europa Continental, Israel e Vietname.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI