Empresas Inapa baixa lucros para 300 mil euros no semestre

Inapa baixa lucros para 300 mil euros no semestre

A distribuidora de papel foi penalizada pela queda nas vendas. Tendo em conta apenas o segundo trimestre, a Inapa registou prejuízos, ainda assim inferiores aos do período homólogo.
Inapa baixa lucros para 300 mil euros no semestre
DR
Nuno Carregueiro 23 de setembro de 2016 às 19:27

A Inapa fechou o primeiro semestre com um resultado líquido de 300 mil euros, o que representa uma queda face ao milhão de euros registado no mesmo período do ano passado.

Tendo em conta apenas o período compreendido entre Abril e Junho deste ano, a Inapa registou prejuízos de 100 mil euros, um valor que ainda assim compara de forma favorável com o registado no mesmo período do ano passado (600 mil euros).

 

Em comunicado à CMVM, a Inapa justifica a queda nos lucros do semestre com a "redução global registada ao nível dos volumes e pela forte pressão ao nível das margens, cujos impactos foram parcialmente compensados pela redução dos custos de exploração, fruto das reestruturações efectuadas, e das imparidades dos saldos de clientes".

 

As vendas da distribuidora de papel baixaram 4% no semestre par 388 mil toneladas, o que resultou numa queda de receitas de 3,9% para 426,8 milhões de euros. A Inapa assinala que registou uma "performance melhor que a do mercado na generalidade das geografias onde opera, confirmando desta forma uma presença sólida com o aumento da sua quota de mercado".

 

O Re-EBITDA caiu 16,2% para 10,2 milhões de euros, já que os custos registaram uma queda inferior às receitas (2,9%). Os resultados operacionais desceram 21,7% para 7,1 milhões de euros.

 

Os encargos financeiros diminuíram 7,4% para 7 milhões de euros, devido ao "efeito conjugado da redução progressiva do endividamento e da diminuição das taxas de referência, bem como a reduções de spreads fruto das renegociações levadas a cabo com os bancos".

 

A Inapa chegou a 30 de Junho de 2016 com uma dívida líquida de 304,8 milhões de euros, o que representa uma queda de 11,2 milhões de euros face a Junho de 2015 e 6,1 milhões de euros face a Dezembro de 2015.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI