Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Injecção de dinheiro no Montepio traz prejuízos de 393 milhões à Associação Mutualista

Em termos operacionais, a Mutualista conseguiu um resultado positivo. Mas as imparidades constituídas sobre a participação na caixa económica e nos seguros levaram o Montepio Geral para prejuízos.

Bruno Simão
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 18 de Março de 2016 às 20:00
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A Associação Mutualista Montepio Geral, a entidade que detém a Caixa Económica Montepio Geral e a seguradora Lusitânia, apresentou prejuízos no ano passado. Grande parte das perdas justifica-se, precisamente, pela caixa liderada por José Félix Morgado.

 

Segundo o comunicado colocado no site da associação, o Montepio apresentou um prejuízo de 393 milhões de euros em 2015, que compara com o lucro de 41,5 milhões no ano anterior.

 

Grande parte das perdas registadas pelo Montepio, que conta com mais de 632 mil associados, prende-se com as participações na instituição financeira e nos seguros. Depois de colocar 200 milhões de euros na caixa económica no ano passado, a mutualista constituiu uma imparidade de 350 milhões de euros por esta participação. Apesar disso, em 2016, a associação vai injectar mais 300 milhões de euros na caixa económica, mas garante que tem disponibilidades líquidas para o fazer.

 

Além disso, a associação também colocou 63 milhões de euros de lado devido às participações na área dos seguros (onde está a Lusitânia). Até o ano passado, as participações nesta área eram divididas entre a associação e a caixa. Contudo, a caixa alienou as suas posições, pelo que a associação é que está totalmente exposta.

 

Assim, as imparidades ascenderam a 410 milhões de euros, o que acabou por levar a associação para os prejuízos em 2015 (ano em que António Tomás Correia - na foto - foi reconduzido como presidente), já que ofuscaram totalmente os resultados operacionais.

 

Em termos operacionais, a associação conseguiu 36 milhões de euros positivos, ainda assim quase metade dos 65 milhões de 2014. 

Tome nota
Caixa económica também com perdas Paralelamente à apresentação das contas de 2015 da mutualista, também a caixa económica apresentou os seus resultados individuais esta sexta-feira. Também houve prejuízos: 243 milhões de euros. 
Ver comentários
Saber mais Associação Mutualista Montepio Geral Caixa Económica Montepio Geral José Félix Morgado António Tomás Correia
Outras Notícias