pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Isenção de IMT na compra de casa já chegou a 43 mil jovens

Está a aumentar rapidamente o número de jovens que estão a tirar partido da isenção fiscal para a compra de habitação própria. No espaço de menos de três meses, praticamente duplicou.

casas habitação rendas lisboa euribor predios
casas habitação rendas lisboa euribor predios DR
17 de Junho de 2025 às 12:54

O Governo revela que quase 43 mil jovens beneficiaram do regime de isenção fiscal criado no verão do ano passado para facilitar a compra de habitação própria permanente.

Falando das políticas de habitação, Luís Montenegro recordou na Assembleia da República, onde está a apresentar o Programa do Governo, que “implementámos um regime de isenção fiscal em sede de IMT e Imposto do Selo”, além da Garantia Pública.

E aproveitou para atualizar os números referentes à isenção fiscal. “Até 31 de maio, já foi utilizado por 42.740 beneficiários”, disse o primeiro-ministro.

“Estamos a falar de classe média. Classe média qualificada, jovens qualificados que tiveram uma oportunidade de adquirir uma habitação e com isso poder reforçar a nossa capacidade de trabalho”, acrescentou.

Estes quase 43 mil beneficiários revelam uma forte aceleração do número de jovens que utilizaram esta facilidade. Em meados de março, a medida tinha chegado a 25.933 jovens.

Esta isenção de IMT e Imposto do Selo e ainda os emolumentos do registo abrange jovens até aos 35 anos de idade que estão a adquirir a sua primeira habitação própria e permanente, num valor até 316.722 euros.

A medida lançada em agosto de 2024 tem ainda a possibilidade de financiamento de habitações até aos 633.453 euros, embora de forma parcial. Ou seja, a isenção apenas incide até aos 316.722, com os jovens a terem de pagar IMT e IS sobre o excedente.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio