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Jerónimo Martins aumentou vendas em 7,5% em 2019

A empresa liderada por Pedro Soares dos Santos fechou o ano passado com vendas de 18,6 mil milhões de euros, uma subida sustentada pelo forte desempenho da sua unidade na Polónia.

Pedro Soares dos Santos, Jerónimo Martins
Pedro Soares dos Santos, Jerónimo Martins Lusa
14 de Janeiro de 2020 às 17:11

A Jerónimo Martins fechou o ano de 2019 com vendas de 18,6 mil milhões de euros, o que traduz um aumento de 7,5% face ao ano anterior, segundo os dados preliminares revelados pela empresa esta terça-feira, 14 de janeiro.

O LfL (vendas comparáveis) do conjunto do ano foi de 5,3%, abaixo do aumento de 6,9% referente ao quarto trimestre.

A sustentar o crescimento das vendas do grupo - que ficaram ligeiramente acima das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, de 18,51 mil milhões – esteve sobretudo o desempenho da unidade polaca, a Biedronka, onde as receitas aumentaram 7,9% em euros, de 11.691 milhões, em 2018, para 12.621 milhões no ano passado.  

"A Biedronka alavancou na forte dinâmica comercial do ano anterior e registou um notável crescimento de vendas e um aumento da quota de mercado", refere o grupo no comunicado, acrescentando que aquela unidade continuou a adaptar-se à implementação gradual da lei que restringe a abertura de lojas ao domingo, que se refletiu em menos 13 dias de vendas no ano passado.

Apesar dos menos 13 dias de vendas em relação a 2018, também a Hebe – cadeia de lojas de saúde e beleza - registou um "forte desempenho", com as vendas a subirem 25,9% para 259 milhões de euros.

Já em Portugal, o Pingo Doce viu as vendas aumentarem 2,9% para 3,9 mil milhões de euros, com o Lfl a fixar-se em 2,5%, enquanto no Recheio as vendas atingiram o marco dos mil milhões de euros, 2,7% acima do ano anterior. "O Pingo Doce manteve a boa dinâmica comercial e registou um desempenho positivo no ano, para o qual contribuíram também a inovação na oferta e as melhorias introduzidas na experiência de compra", refere o comunicado.

A Ara, na Colômbia, beneficiou da evolução mais positiva dos indicadores de consumo, segundo a Jerónimo Martins, o que lhe permitiu aumentar as vendas em 37,9%. Em euros, as vendas cresceram 30,8% para 784 milhões de euros.

Jerónimo Martins abriu 242 lojas em 2019

No total, o grupo Jerónimo Martins abriu 242 novas lojas nas várias geografias onde está presente. O maior ritmo de aberturas verificou-se na Polónia, que viu nascer 102 novos espaços comerciais da Biedronka e 46 novas lojas da Hebe. A cadeia de espaços de saúde e beleza fechou o ano com uma rede de 273 lojas: 28 farmácias e 245 drogarias (21 das quais incluem farmácia).

Já o Pingo Doce abriu nove lojas (das quais quatro sob o conceito de conveniência Pingo Doce & Go) e realizou "30 remodelações profundas e 14 de natureza mais ligeira", enquanto a Ara fechou o ano com 616 lojas, mais 85 do que no ano anterior.

(Notícia atualizada às 17:29)

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