Lucros da Galp Energia caem 6% para 114 milhões de euros
A petrolífera registou um resultado líquido de 114 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Menos sete milhões de euros do que no mesmo período do ano passado.
A Galp Energia informou esta quinta-feira em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários que o resultado líquido referente ao primeiro trimestre do ano caiu 6,1%, ou sete milhões de euros, para 114 milhões.
Apesar da queda, este valor fica acima dos 100,2 milhões de euros antecipados pelos analistas consultados pela agência de notícias Bloomberg.
O EBITDA do grupo caiu 21,8% para 293 milhões de euros, penalizado pelas quedas registadas nas áreas de Exploração & Produção e Gas & Power. Este indicador subiu apenas na área de Refinação & Distribuição em 3,4% para 148 milhões de euros. Esta melhoria ficou a dever-se à valorização do dólar face ao euro e à "evolução dos resultados obtidos com a cobertura da margem de refinação", já que foram processados menos 4% de barris de matérias-primas.
Na área de Exploração & Produção, o EBITDA recuou em 48,4% para 48 milhões de euros apesar de a produção média working interest de petróleo e gás natural ter aumentado 36% face ao período homólogo de 2015. Este aumento não foi "suficiente para compensar a redução do preço médio de venda de petróleo e gás natural", explica a petrolífera no comunicado ao regulador.
No negócios de Gas & Power, o EBITDA registou uma quebra de 31,5%, ou 41 milhões de euros, para 90 milhões "na sequência dos menores resultados da actividade de comercialização e 'trading' de gás". "Com efeito, o EBITDA do segmento de gás natural foi de 60 milhões de euros, 38 milhões inferior ao período homólogo, impactado pelos menores volumes vendidos e pela descida das cotações do gás natural e do GNL nos mercados internacionais", explica a empresa.
(Notícia actualizada às 08:54)
Mais lidas