pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Nestlé recolhe leite para crianças em Portugal, Espanha, Itália e França

O grupo Nestlé vai recolher produtos de algumas das marcas de leite infantil dos mercados português, espanhol, francês e italiano. A iniciativa foi anunciada depois de hoje as autoridades italianas terem apreendido 30 milhões de litros de leite infantil p

22 de Novembro de 2005 às 15:19

O grupo Nestlé vai recolher produtos de algumas das marcas de leite infantil dos mercados português, espanhol, francês e italiano. A iniciativa foi anunciada depois de hoje as autoridades italianas terem apreendido 30 milhões de litros de leite infantil por contaminação de um produto tóxico.

Os produtos em causa são, segundo o comunicado emitido pela Nestlé italiana, o Nidina 2 (líquido, uma vez que também existe a mesma marca mas de leite em pó que não deverá ser afectada pela acção de recolha) e o Latte Mio. Contactada a Nestlé Portugal, não foi possível obter até ao momento qualquer informação adicional sobre o mercado nacional.

De acordo com as agências noticiosas internacionais, o grupo suíço anunciou já, através de fonte oficial, que a ordem de recolha foi dada já em Itália, primeiro país onde se detectarem alegados problemas com a forma como os produtos são embalados, assim como em Portugal, Espanha e França.

A notícia surgiu depois desta manhã os jornais italianos terem noticiado que foram apreendidos, em Itália, 30 milhões de litros de leite para bebés, depois de alguns testes terem alegadamente demonstrado que algumas das embalagens terão sido contaminadas por um químico, o ITX. No entanto, a mesma fonte oficial garantiu à Reuters que os volumes relativos ao mercado italiano eram somente dois milhões de litros e que as quantidades recolhidas nos outros países, onde se insere Portugal, eram significativamente menores.

O porta-voz ouvido defendeu igualmente que a Nestlé optou por um tipo novo de embalagens e que os resíduos encontrados não apresentam qualquer perigo para a saúde pública.

Publicidade
C•Studio