pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O caso do BdP contra a KPMG

Foi em junho de 2019 que o regulador avançou com as contraordenações contra a KPMG. Justiça deu agora razão à auditora.

15 de Dezembro de 2020 às 23:23
  • Partilhar artigo
  • ...

Regulador condena KPMG

O Banco de Portugal condenou, em junho de 2019, a KPMG ao pagamento de uma coima de 3 milhões de euros. As sanções abrangeram ainda o seu presidente, Sikander Sattar, condenado a 450 mil euros, Inês Viegas (425 mil euros), Fernando Antunes (400 mil euros), Inês Filipe (375 mil euros) e Sílvia Gomes (225 mil euros).

09.2020arranque do julgamento

Em setembro deste ano arrancou o julgamento no Tribunal da Concorrência, depois de a KPMG ter recorrido da decisão do Banco de Portugal. Nos pedidos de impugnação, os arguidos afirmaram ser “falso” que tenham tido conhecimento de qualquer informação sobre a carteira de crédito do BESA que fosse suscetível de gerar reservas às contas consolidadas do BES.

11.2020alegações finais

As alegações finais do julgamento dos recursos às coimas aplicadas pelo supervisor no âmbito do caso BES começaram em novembro. Neste âmbito, o Ministério Público pediu a condenação da KPMG, acompanhando a posição do Banco de Portugal.

12.2020justiça absolve auditora

Quatro meses após o arranque deste julgamento, o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão absolve a KPMG e os cinco responsáveis, anulando as coimas de 5 milhões de euros aplicadas pelo BdP.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio