Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Operadoras na Europa temem apagão nas telecomunicações durante o inverno

Crise energética pode vir a representar o próximo teste às operadoras de telecomunicações, avança a Reuters.

Torre de telecomunicações da BT Group, em Londres
Bloomberg
Sílvia Abreu silviaabreu@negocios.pt 29 de Setembro de 2022 às 13:13
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O setor das telecomunicações na Europa admite a possibilidade de apagões parciais nas redes durante o inverno, avança a Reuters. A pressionar o setor está a crise energética que se vive na região e que levou já vários governos a tomar medidas para mitigar o impacto, como o racionamento de energia. 

A questão da crise energética levantou-se quando a Rússia decidiu suspender o fornecimento de gás à Europa - que tinha uma forte dependência da matéria-prima vinda de Moscovo -, como forma de retaliação às sanções impostas pela União Europeia, na sequência da guerra na Ucrânia.

Apesar de, de forma geral, os equipamentos terem baterias que asseguram energia durante 30 minutos em caso de falha, a Reuters aponta que muitos países europeus não têm sistemas suficientes para lidar com um corte generalizado.

França, Suécia e Alemanha estão já a tentar garantir que as comunicações podem continuar em caso de um corte de energia. Em França, um plano apresentado pela distribuidora de eletricidade Enedis, já prevê potenciais cortes de energia de até duas horas, detalha a agência de notícias, apontando que em caso de apagão os serviços essenciais, como hospitalares e governamentais, não seriam afetados.

O Negócios questionou a associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas sobre estes receios, mas até à data da publicação desta notícia não recebeu resposta.


Ver comentários
Saber mais Europa Reuters França energia Alemanha Suécia
Outras Notícias