pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Plataforma logística da Abertis no Ribatejo cria 17.500 empregos

O grupo espanhol Abertis, promotor da plataforma logística de Castanheira do Ribatejo, está em conversas com a Rede Ferroviária Nacional (Refer) e a Administração do Porto de Lisboa (APL) para que o seu projecto tenha ligações ferroviária e fluvial ao Por

11 de Março de 2008 às 08:58

O grupo espanhol Abertis, promotor da plataforma logística de Castanheira do Ribatejo, está em conversas com a Rede Ferroviária Nacional (Refer) e a Administração do Porto de Lisboa (APL) para que o seu projecto tenha ligações ferroviária e fluvial ao Porto de Lisboa.

De acordo com o "Diário de Notícias", a primeira pedra do empreendimento, que faz parte da rede Portugal Logístico, é lançada hoje, numa cerimónia que contará com o primeiro-ministro, José Sócrates, depois do projecto ter recebido a licença que faltava, da Câmara de Vila Franca de Xira.

O responsável da comunicação da Abertis Infra-estruturas, Marc Gomez disse ao DN que antes de avançar com as ligações ferroviária e fluvial ao Porto de Lisboa, numa segunda fase, terão que ser feitos estudos de viabilidade económica, já que pode custar mais. Com uma área de 100 hectares, menos 50 hectares que o previsto e um investimento também menor -265 milhões de euros em vez de 380 milhões em dez anos -, a plataforma irá criar 17 500 empregos, dos quais 5000 directos e 12 500 indirectos.

Os promotores apostam nos bons acessos rodoviários (A1) e garantem que a saída do aeroporto da Ota não afecta o projecto. O potencial intermodal e multimodal, através de conexões ferroviária e fluvial ao Porto de Lisboa, é uma das justificações usadas pelo Governo para justificar a plataforma.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio