Sacyr vende 10% da Repsol para pagar empréstimo
A situação financeira da Sacyr, classificada como delicada, levou a construtora a vender a sua participação na petrolífera Repsol.
Um dia antes de vencer um empréstimo de 4,9 mil milhões de euros, a petrolífera Repsol acordou a compra de 10% das acções detidas pela Sacyr, que assim passam a acções próprias.
A operação, noticiada pelo "El Mundo", foi confirmada pelo presidente da Repsol, Antonio Brufau, que se encontra na Rússia para assinar uma parceria estratégia com a Alliance Oil.
A vendas destas acções permitem à Sacyr um encaixe que cobre metade do empréstimo que vence amanhã.
Depois de comprar estas acções, a Repsol pretende recolocadas no mercado, vendendo, no prazo de alguns meses, a um ou vários investidores. A chinesa Sinopec, a indiana Essar e o fundo do Qatar são citados como potenciais candidatos a uma participação na Repsol.
A Sacyr, segundo avança o "El Mundo", tem levado algum tempo a tentar um acordo com mais de 40 bancos credores para renegociar a sua dívida e evitar vender a sua participação na Repsol, mas as condições de mercado dificultaram o refinanciamento.
A situação financeira da Sacyr é classificada de delicada e já levou à saída do ex-presidente Luis del Rivero. Até Setembro, a Sacyr Vallehermoso registou prejuízos de 42 milhões de euros.
Mais lidas