Savannah quer investir 415 milhões no projeto de lítio do Barroso
Empresa pondera aumento de capital em bolsa para financiar o investimento.
- 1
- ...
A Savannah, empresa britânica que pretende explorar a mina de lítio do Barroso, pretende realizar um investimento global no projeto de 415 milhões de euros até 2028, de acordo com o CEO da empresa, Emanuel Proença, em entrevista ao Eco publicada nesta segunda-feira.
O responsável da empresa britânica indica que até aqui foi feito um investimento de 50 milhões de euros no projeto de mina de lítio a céu aberto em Boticas, Vila Real, sendo que para 2025 estão previstos mais 15 milhões de investimento. Para os anos seguintes, a intenção será realizar mais 350 milhões de investimento, com vista ao início da produção do metal.
Emanuel Proença revela também que, para assegurar o financiamento, a Savannah poderá realizar um novo aumento de capital em bolsa. Em julho último, foi feito um aumento de capital de 5,6 milhões de euros, tomado por investidores portugueses, incluindo o grupo Lusiaves e o empresário Mário Ferreira.
A estimativa de investimento planeado para os próximos anos é feita após, neste mês, a empresa ter anunciado um aumento de recurso que estará disponível na mina do Barroso, calculado em 39 milhões de toneladas, de acordo com as prospeções conduzidas pela Savannah.
Mais lidas