pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sony analisa compra de até 30% da Olympus

A Sony está a analisar uma possível aquisição de uma posição entre 20 e 30% da Olympus, noticiou o jornal económico "Nikkei".

24 de Janeiro de 2012 às 09:51

Com esta parceria, a Sony poderia equilibrar o seu segmento electrónico ao potenciar a área de negócio ligada à saúde, nomeadamente com a venda de produtos de imagem, endoscópios e material médico de alta resolução, referiu a mesma fonte.

Em Dezembro do ano passado, a Olympus confirmou que tinha apresentado dados contabilísticos falsos.

O relatório de uma comissão independente, que analisou os esquemas da fabricante de máquinas fotográficas para disfarçar perdas em investimentos que ascenderam a 135 mil milhões de ienes (cerca de 1,29 mil milhões de euros), concluiu que a gestão sénior estava "podre até ao núcleo" e que corrompia os executivos com que lidava na empresa.

Desde este escândalo têm sido vários os accionistas que desinvestiram na Olympus, o que fez aproximar alguns concorrentes como a Sony e a Fujifilm, adiantou a mesma fonte. No final de Novembro, quando foi constituída a comissão liderada por Tatsuo Kainaka (na foto), a Olympus comprometeu-se a apresentar os seus resultados corrigidos para escapar à exclusão da admissão à cotação das suas acções na bolsa de Tóquio. A notícia levou as acções a recuperarem parte das fortes perdas em que incorrera nos dias anteriores, com a divulgação das suspeitas de fraude na apresentação dos seus dados contabilísticos.

No entanto, a Bolsa de Valores de Tóquio disse que o relatório da comissão independente demonstra que a Olympus terá de reformular as contas de anos anteriores, o que poderá ter um impacto significativo no seu valor. Como esta é uma condição de exclusão da admissão à cotação, a fabricante de câmaras fotográficas poderá ver-se excluída da bolsa japonesa.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio