Trump diz já ter encontrado comprador para o TikTok
O líder republicano não revelou o nome do comprador, dizendo apenas que se trata de um gigante tecnológico "muito rico" e que o revelará dentro de "duas semanas".
- 2
- ...
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que já encontrou um comprador para o TikTok, um passo necessário para permitir que a plataforma continue a operar nos Estados Unidos. "Temos um comprador para o TikTok. Provavelmente, precisaremos da aprovação da China", disse Trump no programa Sunday Morning Futures, da Fox News.
O líder republicano não revelou o nome do comprador, dizendo apenas que se trata de um gigante tecnológico "muito rico" e que o revelará dentro de "duas semanas".
Sob a administração democrata de Joe Biden (2021-2025), o anterior Congresso aprovou uma lei que exigia que o TikTok se desfizesse da sua empresa-mãe, a chinesa ByteDance, e encontrasse um investidor de um país que não fosse considerado um "adversário" nacional antes de 20 de janeiro, quando Trump tomou posse.
Depois de não ter conseguido chegar a acordo, a aplicação esteve fora de serviço durante algumas horas nos Estados Unidos até que o republicano, no seu primeiro dia de regresso à Casa Branca, assinou uma ordem executiva concedendo uma extensão de 75 dias ao prazo para a venda.
A 4 de abril, Trump concedeu ao TikTok mais 75 dias, que terminaram a 19 de junho, mas, nesse mesmo dia, o líder republicano prolongou a data por mais 90 dias, até 17 de setembro.
O Presidente já tinha declarado que tem "uma queda pelo TikTok", insistindo que a plataforma contribuiu para a sua vitória nas eleições de novembro passado, aumentando as suas taxas de aprovação entre os jovens.
Com mais de 1,8 mil milhões de utilizadores mensais ativos em todo o mundo, o TikTok tornou-se uma das redes sociais com maior atração nos EUA. Além de um espaço de conteúdo, o TikTok transformou-se numa rede que gerou receitas de 10 mil milhões de dólares só em 2024.
Os dados da imprensa norte-americana diziam em março passado que o TikTok nos Estados Unidos podia valer até 50 mil milhões de dólares, contando com 170 milhões de utilizadores mensais ativos só na economia liderada por Donald Trump.
Mais lidas