Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vista Alegre regressou aos lucros cinco anos depois

É a segunda vez, no espaço de 14 anos, que a empresa devolve resultado positivo. Desta vez, alcançou lucros de 1,7 milhões de euros, comparado com nove mil euros em 2011.

Pedro Elias/Negócios
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 21 de Fevereiro de 2017 às 20:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
O grupo Vista Alegre Atlantis encerrou o ano de 2016 a inverter o ciclo negativo dos últimos cinco anos e alcançando lucros de 1,7 milhões de euros - face a prejuízos de 814 mil euros um ano antes - acompanhado de um aumento de 5% nas vendas e de 40% do "cash flow" operacional.

Estes números, que constam do comunicado enviado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), colocam 2016 também como a segunda vez, no espaço de 14 anos, em que a empresa dá lucros. Em 2011 a empresa tinha dado lucro pela primeira vez em nove anos. 

O volume de negócios da companhia aumentou em 3,6 milhões de euros no espaço de um ano, para 75,4 milhões, com o mercado externo a contribuir com quase dois terços deste valor.

A porcelana reforçou o peso no negócio total (representou 49% das vendas) e o segmento de louça de forno foi o que mais cresceu. As vendas de cristal e vidro recuaram cerca de um milhão de euros.

"Apesar do segmento do cristal em 2016 ainda não ter alcançado os resultados expectáveis, a partir de 2017 este segmento vai inverter essa tendência, fruto da carteira de novos clientes para produção de garrafas e outros artigos em cristal," refere o comunicado.

Os resultados operacionais duplicaram em relação a 2015, atingindo os 5,5 milhões de euros, valor muito semelhante aos 5,6 milhões de euros canalizados entre outros para investimento na ampliação e modernização da fábrica, sobretudo no segmento de porcelana.

A companhia espera "alcançar maiores níveis de rentabilidade" em 2017, aumentando o volume de negócios internacional e melhorando a produtividade e a eficiência.
Ver comentários
Saber mais grupo Vista Alegre Atlantis CMVM economia negócios e finanças economia (geral) Informação sobre empresas
Mais lidas
Outras Notícias