Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vivo esteve perto de adquirir Telemig Celular por 1,8 mil milhões

A Vivo, joint-venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica para o mercado móvel brasileiro, esteve perto de adquirir Telemig Celular, no ano passado, por 5,2 mil milhões de reais (1,8 mil milhões de euros, ao câmbio actual), noticia hoje o jornal Folha

Negócios negocios@negocios.pt 09 de Agosto de 2005 às 14:46
  • Partilhar artigo
  • ...

A Vivo, joint-venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica para o mercado móvel brasileiro, esteve perto de adquirir Telemig Celular, no ano passado, por 5,2 mil milhões de reais (1,8 mil milhões de euros, ao câmbio actual), noticia hoje o jornal Folha de São Paulo.

A aquisição foi negociada entre a Vivo e o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, mas não foi concluída porque o Citigroup, o outro accionista da Telemig Celular, não terá aprovado a operação.

As negociações entre Daniel Dantas e o grupo Portugal Telecom (PT), que negociou a aquisição da Telemig Celular em nome da Vivo, foram encerradas em Setembro de 2004, salienta o jornal citado pela Lusa.

A revelação foi feita por Daniel Dantas num documento apresentado ao Tribunal de Nova Iorque, a 1 de Julho deste ano, como parte da sua defesa num processo judicial contra o Citigroup, e apenas hoje tornada pública.

«A declaração de Dantas contradiz a versão de Marcos Valério de que ele teria ido a Portugal, em Janeiro, para negociar com a Portugal Telecom a compra da Telemig», refere o jornal, uma vez que as negociações foram concluídas em Setembro de 2004.

Marcos Valério, um dos principais personagens do actual escândalo de corrupção no Brasil, afirma que se encontrou com a direcção do grupo português em Janeiro deste ano.

O suposto encontro em Janeiro deste ano já foi negado pela administração da Portugal Telecom, que reconhece apenas ter-se encontrado com o publicitário no ano passado, no contexto da negociação para a compra da Telemig Celular.

No documento apresentado ao Tribunal de Nova Iorque, Daniel Dantas afirma igualmente que a oferta da Vivo para aquisição da Telemig Celular foi feita em Maio de 2004.

A operação estava a ser acompanhada pelos bancos Goldman Sachs e pelo Banco Espírito Santo (BES), um dos principais accionistas da Portugal Telecom.

A Vivo é actualmente a maior operadora de telefonia móvel do Hemisfério Sul e a décima maior do Mundo, com cerca de 28,5 milhões de utilizadores.

A operadora actua directamente em 19 estados brasileiros e em Brasília, e nos demais estados através de acordos de «roaming».

Em Minas Gerais, estado com a terceira maior economia do Brasil, atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro, a Vivo não tem uma rede própria.

A Telemig Celular, a principal operadora com actuação em Minas Gerais e considerada um dos melhores activos do mercado de telefonia móvel no Brasil, tem cerca de três milhões de utilizadores.

Outras Notícias