Empresas Vodafone e Nokia vão pôr o 4G na lua

Vodafone e Nokia vão pôr o 4G na lua

A Vodafone, a Nokia e a Audi vão apoiar a primeira missão à lua financiada por capitais privados, e desenvolver uma rede 4G para captar dados e transmitir imagens.
Vodafone e Nokia vão pôr o 4G na lua
Reuters
Negócios 28 de fevereiro de 2018 às 19:12

A lua vai ter cobertura 4G já em 2019, 50 anos depois de Neil Armstrong ter dado o célebre "pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade".

 

O projecto é da Vodafone, que planeia criar a primeira rede 4G na lua para apoiar uma missão da alemã PTScientists, no próximo ano, que será a primeira totalmente financiada por capitais privados.

 

Para desenvolver este projecto, a Vodafone aliou-se à Audi e à Nokia, que será o parceiro tecnológico nesta missão.

 

Segundo um comunicado da companhia finlandesa, a Vodafone vai desenvolver uma rede que permitirá conectar dois Audi lunar quattro rovers a uma estação de forma a comunicar e transferir dados científicos e imagens HD, em streaming, da superfície lunar. A Nokia, por seu lado, criará, através do Nokia Bell Labs, uma rede ultra compacta que será "a mais leve já desenvolvida", pesando menos de um quilo.

 

"Esta importante missão está a apoiar, entre outras coisas, o desenvolvimento de novas tecnologias de grau espacial para o futuro do processamento e armazenamento de dados, e ajudará a desenvolver a infraestrutura de comunicação necessária para os académicos, a indústria e as instituições de ensino levarem a cabo investigações sobre a lua. Esses objetivos têm implicações potencialmente abrangentes para muitas partes interessadas e para a humanidade como um todo", referem o director de tecnologia da Nokia e o presidente da Bell Labs, Marcus Weldon, citados no comunicado.

 

O lançamento será realizado no Cabo Canaveral, na Flórida, em 2019, num foguete SpaceX Falcon 9.




Saber mais e Alertas
pub