Empresas Vodafone e Nokia vão pôr o 4G na lua

Vodafone e Nokia vão pôr o 4G na lua

A Vodafone, a Nokia e a Audi vão apoiar a primeira missão à lua financiada por capitais privados, e desenvolver uma rede 4G para captar dados e transmitir imagens.
Vodafone e Nokia vão pôr o 4G na lua
Reuters
Negócios 28 de fevereiro de 2018 às 19:12

A lua vai ter cobertura 4G já em 2019, 50 anos depois de Neil Armstrong ter dado o célebre "pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade".

 

O projecto é da Vodafone, que planeia criar a primeira rede 4G na lua para apoiar uma missão da alemã PTScientists, no próximo ano, que será a primeira totalmente financiada por capitais privados.

 

Para desenvolver este projecto, a Vodafone aliou-se à Audi e à Nokia, que será o parceiro tecnológico nesta missão.

 

Segundo um comunicado da companhia finlandesa, a Vodafone vai desenvolver uma rede que permitirá conectar dois Audi lunar quattro rovers a uma estação de forma a comunicar e transferir dados científicos e imagens HD, em streaming, da superfície lunar. A Nokia, por seu lado, criará, através do Nokia Bell Labs, uma rede ultra compacta que será "a mais leve já desenvolvida", pesando menos de um quilo.

 

"Esta importante missão está a apoiar, entre outras coisas, o desenvolvimento de novas tecnologias de grau espacial para o futuro do processamento e armazenamento de dados, e ajudará a desenvolver a infraestrutura de comunicação necessária para os académicos, a indústria e as instituições de ensino levarem a cabo investigações sobre a lua. Esses objetivos têm implicações potencialmente abrangentes para muitas partes interessadas e para a humanidade como um todo", referem o director de tecnologia da Nokia e o presidente da Bell Labs, Marcus Weldon, citados no comunicado.

 

O lançamento será realizado no Cabo Canaveral, na Flórida, em 2019, num foguete SpaceX Falcon 9.




A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Alfon 28.02.2018

Quais são as implicacoes?

João 28.02.2018

Vodafone e Nokia... Os dois que não me arranjam um smartphone, em garantia, na terra. Vão colocar 4G na lua. Engraçado

Camponio da beira 28.02.2018

Por acaso já tinha pensado ir lá tomar café, mas sem internet era uma chatice, assim fica já agendado.

Saber mais e Alertas
pub