Administração Trump dá mais um passo na reavaliação de licença de projeto eólico da EDPR

O projeto SouthCoast Wind, detido pela Ocean Winds, uma parceria entre a EDP Renováveis e a Engie, que se encontra atualmente suspenso, vai ser alvo de uma reavaliação pelo Departamento do Interior.
Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP
Miguel Baltazar
Pedro Barros Costa 00:37

A administração Trump pediu a um tribunal federal para travar o licenciamento do parque eólico SouthCoast Wind, perto do estado do Massachusetts, enviando o processo para o Departamento do Interior para ser revisto, em mais uma investida contra o projeto da Ocean Winds, uma parceria entre a Engie e a EDP Renováveis nos EUA.   

O Gabinete de Gestão de Energia Oceânica do Departamento do Interior “está a rever as licenças associadas ao projeto e determinou, com base na análise até à data, que quer reconsiderar a  aprovação da construção e plano de operação do SouthCoast Wind”, refere o requerimento, citado pela Bloomberg.  

PUB

, no âmbito da qual um projeto relevante pode ser recuperado para uma nova análise.

Contudo, a administração Trump ainda não pediu ao tribunal para invalidar a licença. Em vez disso, está a pedir ao tribunal para fazer uma pausa no processo em curso sobre a aprovação do projeto enquanto o licenciamento é revisto pelo Departamento do Interior.

O projeto SouthCoast Wind é detido pela Ocean Winds North America LLC, uma parceria entre a EDP Renováveis e a Engie. Em fevereiro, a empresa portuguesa tomou a decisão de suspender o projetocom o CEO Miguel Stilwell a assumir um atraso de quatro anos no Southcoast Wind, que deveria instalar 2,4 GW eólicas no mar ao largo da costa do Massachusetts. A construção tinha início previsto para este ano, para estar operacional em 2030.

PUB

A instabilidade do setor eólico nos EUA tem prejudicado a EDPR. A empresa revelou no início do ano que, ao nível da Ocean Winds, foi tomada a "decisão preventiva de registar uma imparidade de 133 milhões no negócio offshore nos EUA devido à incerteza atual em torno dos projetos offshore" no país.

*Com Bloomberg

Pub
Pub
Pub