Americanos do Capital Group que desinvestiram na EDP reforçam na REN
O Capital Group passou a deter uma participação qualificada na REN, de mais de 3,5%, quando anteriormente não atingia o patamar dos 2%. Este reforço acontece depois de o mesmo grupo norte-americano ter desinvestido sucessivamente noutra empresa nacional do mesmo setor, a EDP.
PUB
O fundo americano alterou a participação que detinha através de dois veículos, o Smallcap World fund e o Capital Income Builder (CIB). O primeiro reduziu a zero as ações representativas e o segundo passa a deter 24.355.192 ações representativas de 3,6504% do capital social da REN, comunica a operadora das redes de distribuição nacionais em comunicado enviado à Comissão dos Mercados de Valores Mobiliários. A alteração, apesar de ter sido apenas comunicada esta sexta-feira, 8 de março, tem data de 25 de fevereiro.
No passado mês de outubro, a EDP informou que o Capital Group tinha baixado a respetiva participação do patamar mínimo para as participações qualificadas, os 2%, "deixando nesta mesma data o Capital Group de deter qualquer participação no capital social e direitos de voto da EDP", explicou a elétrica. Esta não foi, contudo, a alteração mais substancial na participação dos norte-americanos na EDP. No início do mesmo mês, o fundo já tinha comunicado uma redução da sua participação na empresa de 10% para 2,985%.
Na altura em que se verificou a maior redução da participação do Capital Group na elétrica, o presidente da EDP, António Mexia, alegou que esta mudança era reflexo da instabilidade regulatória enfrentada pela empresa, na sequência da decisão do Governo de forçar a elétrica a devolver a sobrecompensação de 285 milhões de euros no âmbito dos CMEC.
PUB
"Tivemos um grande accionista, o segundo maior, a deixar a empresa. As regras do jogo e os contratos são supostamente para cumprir. O que vemos hoje é basicamente a reação do mercado com base em medidas que afetam a estabilidade", declarou António Mexia à Bloomberg.
O Capital Group deteve pela primeira vez uma participação qualificada na EDP em janeiro de 2013, adquirindo uma fatia de 2% que chegou a crescer até aos 17,07% em 2015.
PUB
O Capital Group deteve pela primeira vez uma participação qualificada na EDP em janeiro de 2013, adquirindo uma fatia de 2% que chegou a crescer até aos 17,07% em 2015.
Saber mais sobre...
Saber mais Capital Group REN EDP António Mexia Governo energia Informação sobre empresas mercadosMais lidas
O Negócios recomenda