BEI financia novos parques eólicos da Iberdrola no Tâmega com 175 milhões
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um empréstimo verde de 175 milhões de euros com a Iberdrola para financiar a construção e exploração de dois novos parques eólicos na região do Tâmega, no norte de Portugal. O financiamento é garantido pela Cesce, a agência espanhola de crédito à exportação, no âmbito do apoio a projetos ecológicos desenvolvidos por empresas espanholas fora de Espanha.
O projeto prevê uma capacidade instalada combinada de 274 megawatts (MW) e será integrado no complexo hidroelétrico de armazenamento por bombagem do Tâmega, da Iberdrola, tornando-se o primeiro projeto em Portugal a ligar, de forma híbrida, produção eólica e armazenamento hidroelétrico. Após a entrada em funcionamento, os novos parques deverão fornecer energia limpa a mais de 400 mil pessoas.
PUB
A iniciativa, denominada Hibridização Eólica do Tâmega, inclui a ligação dos novos parques eólicos às centrais hidroelétricas de Gouvães, Daivões e Alto Tâmega, já em operação no rio Tâmega. O complexo é um dos maiores projetos energéticos do país e foi igualmente financiado pelo BEI. A primeira turbina eólica do novo projeto já foi instalada.
Jean-Christophe Laloux, diretor-geral das operações de financiamento e aconselhamento do BEI na União Europeia, afirmou que o financiamento “contribui para a segurança energética de Portugal, potenciando sinergias entre tecnologias limpas” e permitindo “aumentar a produção de energia limpa e otimizar a utilização das infraestruturas existentes”.
Segundo as entidades envolvidas, a hibridização das duas tecnologias permitirá partilhar infraestruturas de ligação à rede elétrica, otimizar a integração das energias renováveis, reduzir a necessidade de novas infraestruturas e minimizar o impacto ambiental. O projeto reforça ainda a resiliência do sistema elétrico nacional e o papel do complexo do Tâmega na eletrificação da economia portuguesa.
PUB
O investimento contribui para os objetivos de ação climática e coesão do Grupo BEI e enquadra-se no plano REPowerEU, que visa reduzir a dependência da União Europeia das importações de combustíveis fósseis.
Saber mais sobre...
Saber mais Milhões Energia eólica Energia hidroelétrica Iberdrola Portugal União Europeia Gouvães da Serra Espanha Banco Europeu de Investimento Jean-Christophe LalouxMais lidas
O Negócios recomenda