Catalã BNZ assina primeiro acordo de venda de energia em Portugal

A empresa garante que "Portugal é um mercado prioritário devido ao seu elevado potencial na produção de energia renovável, especialmente no setor solar fotovoltaico" e quer "inaugurar uma central na região norte nos próximos tempos".
D.R.
Bárbara Silva 16 de Outubro de 2024 às 12:11

Depois de ter anunciado um novo financiamento de 680 milhões de euros para investir em projetos solares em Portugal, Espanha e Itália, a espanhola BNZ deu conta esta quarta-feira que acaba de celebrar o primeiro acordo de venda de energia (virtual power purchase agreement) no país com a Ardagh Metal Packaging-Europe, uma empresa do Grupo Ardagh. 

PUB

"Este contrato virtual não só reforça a nossa presença em Portugal, um dos nossos principais mercados, como também contribui para o nosso compromisso partilhado com a AMP-Europe de promover a descarbonização e avançar para um futuro", disse o diretor executivo da BNZ, Luis Selva.

A empresa garante ainda que "Portugal é um mercado prioritário devido ao seu elevado potencial na produção de energia renovável, especialmente no setor solar fotovoltaico". Neste momento a energética espanhola está a desenvolver vários projetos no país e diz que pretende "inaugurar uma central na região norte nos próximos tempos".

PUB

De acordo com a BNZ, este acordo agora celebrado permitirá fornecer um certificado de eletricidade 100% verde à AMP Europe num contrato a longo prazo de 12 anos. Mais concretamente, a BNZ irá assegurar o fornecimento de 146 GWh de energia por ano a partir de 2026, o que permitirá compensar cerca de 50% do consumo de energia da AMP-Europe. 

Para a produtora independente de energia com sede em Barcelona, com este contrato passa a "vender energia

PUB

renovável a um grande parceiro multinacional, consolidando a sua posição no mercado das energias renováveis no sul da Europa".

Recentemente, a BNZ inaugurou as suas primeiras centrais solares fotovoltaicas na província de Cádis, em Espanha. No total, a empresa prevê instalar uma carteira de mais de 1,7 GW de energia solar fotovoltaica no sul da Europa até ao final de 2026.

PUB

Para David Spratt, diretor executivo da AMP-Europe, "este acordo constitui um marco significativo na

expansão da nossa carteira de contratos virtuais de compra de energia na Europa". 

PUB

Ardagh Metal Packaging (AMP) é um fornecedor mundial de latas e tampas metálicas para bebidas. Subsidiária da empresa de embalagens Ardagh Group, a AMP opera em 23 locais de produção na Europa e na América, tem aproximadamente 6.300 funcionários e registou receitas de 4,8 mil milhões de dólares em 2023.

Pub
Pub
Pub