Cleanwatts procura mais de 900 membros para Comunidades de Energia Renovável recém-licenciadas
A Cleanwatts pretende angariar mais de 900 membros para novas 20 Comunidades de Energia Renovável (CER), espalhadas pelo norte e centro do país.
PUB
Em comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, a "climate tech" com sede em Coimbra anuncia que obteve o licenciamento da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) para as novas CER, com uma capacidade de produção anual de mais de 40 GWh, cujos membros "beneficiarão de uma tarifa, em média, 20% inferior às de mercado, podendo poupar o equivalente a uma fatura de energia ao final de um ano".
Isto, além de estarem a "contribuir para a descarbonização e redução da pegada de carbono da sua região, promovendo a sustentabilidade e o sentido de comunidade na sua localidade", enfatiza a empresa, recordando que, este mês, assinala-se o o mês em que se assinala o terceiro aniversário da primeira CER de Portugal, instalada em Miranda do Douro. Atualmente, a Cleanwatts diz contar "mais de 210".
PUB
As 20 CER recém-licenciadas encontram-se instaladas, sobretudo, em instituições particulares de solidariedade social, corporações de bombeiros e indústrias, nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre e Porto.
Este avanço resultou da "recente digitalização dos processos pela DGEG", na medida em que "facilitou a celeridade que faltava para licenciar estas 20 Comunidades de Energia Renovável", reconhece a Cleanwatts, com a sua CEO, Luísa Matos, a manifestar a expectativa de ter mais ainda em 2024. "Temos mais projetos que esperamos ver licenciados ainda este ano e, desta forma, acreditamos que vamos conseguir estender a nossa presença em mais pontos de todo o país", diz, citada na mesma nota.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) empresas energia energia renovável CleanwattsMais lidas
O Negócios recomenda