Consumidores contribuíram com 88 milhões da factura da luz para apoiar indústria
Pelas contas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), os portugueses vão suportar este ano um valor de 88,4 milhões de euros pelo chamado serviço de "interruptibilidade", escreve o Público na sua edição desta sexta-feira, 16 de Fevereiro.
PUB
Este serviço garante um desconto na factura eléctrica a empresas industriais que constam na lista dos grandes consumidores que se disponibilizaram para reduzir os seus próprios consumos em casos de emergência ou de eventuais desequilíbrios entre a procura e a oferta que possam vir a provocar um apagão.
PUB
Também segundo o jornal, dos 88,4 milhões estimados pela ERSE para 2018, 20 milhões irão para a Siderurgia Nacional que, sozinha, é responsável por 2,5% do consumo de electricidade. Actualmente são cerca de 50 as empresas que recebem.
PUB
No ano passado o custo da interuptibilidade para os portugueses tinha sido de mais cerca de 24 milhões de euros. O governo prometeu introduzir concursos para reduzir este custo para os consumidores, mas tal ainda não aconteceu.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ERSE Siderurgia Nacional economia negócios e finanças energiaMais lidas
O Negócios recomenda