Devolver embalagens de bebidas vai valer 10 cêntimos a partir de abril

Sistema de depósito e reembolso arranca a 10 de abril e abrange embalagens de bebidas em plástico e metal. Governo quer reduzir resíduos e reforçar a reciclagem.
D.R.
Patrícia Vicente Rua 11:12

Devolver embalagens de bebidas em plástico e metal vai passar a valer 10 cêntimos por unidade a partir de 10 de abril, com a entrada em funcionamento do novo sistema de depósito e reembolso, anunciou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

“O sistema entra em funcionamento a 10 de abril. É um sistema em que as embalagens de plástico e de metal são depositadas e recebem reembolso. São 10 cêntimos por embalagem”, afirmou a governante, ao Negócios, explicando que o mecanismo será suportado por cerca de 2.500 máquinas e milhares de postos de recolha manuais distribuídos por supermercados, quiosques, lojas de menor dimensão e locais de recolha manual em todo o país.

PUB

O sistema aplica-se a embalagens de bebidas, tal como avança a edição do Correio da Manhã desta quarta-feira, desde que sejam de plástico ou metal, ficando o vidro excluído nesta fase. Segundo a ministra, o objetivo é criar um incentivo económico direto à devolução das embalagens e contribuir para a redução da produção de resíduos.

“É um incentivo para as pessoas pegarem num saco e irem devolver as embalagens”, sublinhou, acrescentando que a medida se insere numa estratégia mais ampla de reforço da recolha seletiva, da triagem e da valorização dos resíduos.

PUB

A governante reconheceu que Portugal continua a produzir mais resíduos do que outros países europeus e defendeu a necessidade de atuar também a montante. “Nós produzimos mais resíduos do que outros países europeus e estamos a aumentar. Não há motivo para isso”, afirmou.

Nesse contexto, a ministra revelou que o Governo está a trabalhar em acordos com o setor da distribuição para reduzir o excesso de embalagens, privilegiando soluções negociadas em detrimento de novas taxas. “Não quero fazer isto à bruta. Quero fazê-lo com acordo”, disse, apontando ainda a compra a granel como uma das práticas a incentivar.

O sistema de depósito e reembolso de embalagens integra-se nas metas nacionais e europeias de economia circular, com o objetivo de reduzir resíduos, aumentar a reciclagem e diminuir o impacto ambiental associado ao consumo de embalagens descartáveis.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Resíduos Portugal Graça Carvalho
Pub
Pub
Pub